quarta-feira, 24 de outubro de 2007




BRASILEIRÃO SÉRIE A: pré - 33ªRodada, por Rodrigo Curty

O quinto campeonato de pontos corridos já está em sua reta final. Depois de grandes surpresas como ter por várias rodadas o Botafogo na liderança, Flamengo na zona de rebaixamento, e times que ninguém apostava muito como Palmeiras e Cruzeiro entre os quatro primeiros, mais um grande correndo o risco de rebaixamento como o Corinthians, faz desse o melhor campeonato do Mundo, será?

Muito se fala de estrutura, elenco, parcerias, mas esse campeonato serve de lição para aqueles que entendem que jogos em casa fariam à diferença. Será que é o que pensa, até hoje, o Corinthians, Cruzeiro, Goiás, e principalmente o América de Natal, o pior time de toda a história dos pontos corridos? A cultura nesse formato de competição de jogos ida e volta com 3 pontos para o vencedor e 1 para quem empata deva perdurar por bastante tempo, afinal quando parece que tudo vai bem, vem alguém e muda, vamos ter paciência e aceitar os fatos.

Alguns discordam, outros pedem a volta do sistema mata-mata, enfim, o que se pode dizer é que quando se sabe jogar e se planejar nesse tipo de competição, aonde o clube que você torce entra com um elenco e no decorrer das rodadas sofre alterações, por causa de número limite de jogos, no caso sete, janela do futebol europeu, nada mais justo de bater palmas para quem melhor faz isso, claro que falo do São Paulo Futebol Clube.

Um clube sem estrelas, homogêneo e com um técnico que além de tudo torce para o time que comanda, não poderia de forma alguma ficar sem o quinto caneco na história do clube, o segundo consecutivo. Outros clubes desacreditados fazem à diferença nesse sistema, veja o Palmeiras com o então criticado Caio Junior, o Santos do melhor técnico Wanderlei Luxemburgo, o regular Grêmio que usa a força do conjunto e o mar tricolor das arquibancadas quando joga no Olímpico, o Flamengo que após o Pan Americano não perde em casa e lota os estádios com o canto da vitória e ressurge tarde, mas confiante. Todos esses lutam para estar na Libertadores de 2008.

Tudo leva a crer que esse campeonato de 2007 será encerrado daqui a duas rodadas, então fica a pergunta e o que será dos últimos quatro jogos? Bem para Corinthians, Vasco, Galo, Sport, Goiás, Atlético PR será uma eternidade. Para Santos, Flamengo, Cruzeiro, Grêmio, a busca de uma oportunidade na taça Libertadores, o Palmeiras já deve estar garantido, mas o campeonato de surpresas ainda pode aprontar mais alguma coisa para o final. É aguardar pra ver.

Em breve volto com os novos acontecimentos desse brasileirão de fracos times, mas que não deixa de ser apaixonante, pura emoção e de mostrar que a cada ano as coisas podem melhorar ainda mais, como calendário, rigidez, melhorias para o torcedor, vamos torcer!!!