quinta-feira, 1 de novembro de 2007

DEFESA FEZ A DIFERENÇA NO PENTA por Rodrigo Curty

A data de 31/10 não será esquecida tão cedo pelos são-paulinos que alcançaram o quinto título da história. Um campeonato fraco tecnicamente, e que teve como destaque um campeão responsável por 51 gols marcados e 13 tomados. Ainda restam quatro rodadas.

Pode se dizer que o título da melhor defesa foi determinante. Essa que somente perde para a do Palmeiras de 73 que também levou 13 gols, mas em 40 jogos. Mas não podemos deixar de ressaltar a hegemonia de um time normal que não conta com muitos craques, e é visto como um super time.

Muitos torcedores ainda criticam esse modelo de campeonato de pontos corridos, mas a dor de cotovelo é o fato talvez, de torcerem por clubes que não se organizam e se planejam como o São Paulo Futebol Clube.

A fórmula existente desde o ano de 2003, teve o Cruzeiro de Luxemburgo como primeiro campeão. Mas em cinco edições, o caneco esteve por quatro oportunidades na capital paulista. Santos (2004), Corinthians (2005), e São Paulo em (2006/2007). Isso só demonstra a força do futebol paulista no brasileiro, afinal, não é a toa que nessa edição provavelmente teremos três de seus clubes na libertadores.

Com o título de ontem, o tricolor paulista se junta a outros grandes clubes que conseguiram ser Bi-campeões brasileiros, são eles: Palmeiras (72/73 e 93/94), Inter RS (75/76), Flamengo (82/83) e Corinthians (98/99).

O campeonato brasileiro 2007 já tem o seu campeão declarado, mas ainda restam quatro rodadas para definir as vagas da taça libertadores, os quatro times que serão rebaixados, o time da melhor defesa e o melhor ataque, e claro o artilheiro da competição.

Vamos torcer para que nos próximos anos o campeonato seja mais equilibrado, tenha melhor técnica, e também a presença maciça do povo brasileiro nos estádios.

2 comentários:

  1. Grande post, com a informação como deve ser dada, sem tendenciar o leitor ou ser parcial.
    A Folha de S. Paulo em 30/08 publicou que o Sao Paulo havia batido a marca palmeirense de 1973 sem se ater que ainda estavamos na 22ª rodada e que o campeonato ainda não havia terminado. Resultado, um e-mail cobrando do Ombudsman a retratação da FSP e e promessa de uma matéria de "semelhante" teor sobre a manutençao da marca caso o SPFC sofresse 13 ou mais gols, o que aconteceu no jogo da Ilha.
    O destaque ainda não foi dado apesar de a FSP ja ter se manifestado e de o Ombudsman ter publicado uma nota de repudio.
    Todos os meritos devem ser dados a equipe do Sao Paulo que fez por merecer o Titulo e esta de parabens por ser o primeiro penta campeão do brasil (é Rodrigão, sei que isso dá pano pra manga, mas assim como ninguem reconhece o titulo de 51 do palmeiras como mundial, apesar de todas saberem que o foi, o seu Flamengo passa pelo mesmo, pois pra mim tem cinco titulos, mas pra CBF não).
    A vida segue, o campeonato também para os times que buscam a vaga da libertadores e para aqueles que nao querem cair.
    Vamos ver como isso vai acabar.
    Abraço a todos e parabens aos saopaulinos.

    ResponderExcluir
  2. O melhor time disparado deste campeonato, não merece este tratamento, desmerecer um campeonato só porque os outros times são muito ruins não me parece correto.

    ResponderExcluir