quinta-feira, 1 de novembro de 2007

DEFESA FEZ A DIFERENÇA NO PENTA por Rodrigo Curty

A data de 31/10 não será esquecida tão cedo pelos são-paulinos que alcançaram o quinto título da história. Um campeonato fraco tecnicamente, e que teve como destaque um campeão responsável por 51 gols marcados e 13 tomados. Ainda restam quatro rodadas.

Pode se dizer que o título da melhor defesa foi determinante. Essa que somente perde para a do Palmeiras de 73 que também levou 13 gols, mas em 40 jogos. Mas não podemos deixar de ressaltar a hegemonia de um time normal que não conta com muitos craques, e é visto como um super time.

Muitos torcedores ainda criticam esse modelo de campeonato de pontos corridos, mas a dor de cotovelo é o fato talvez, de torcerem por clubes que não se organizam e se planejam como o São Paulo Futebol Clube.

A fórmula existente desde o ano de 2003, teve o Cruzeiro de Luxemburgo como primeiro campeão. Mas em cinco edições, o caneco esteve por quatro oportunidades na capital paulista. Santos (2004), Corinthians (2005), e São Paulo em (2006/2007). Isso só demonstra a força do futebol paulista no brasileiro, afinal, não é a toa que nessa edição provavelmente teremos três de seus clubes na libertadores.

Com o título de ontem, o tricolor paulista se junta a outros grandes clubes que conseguiram ser Bi-campeões brasileiros, são eles: Palmeiras (72/73 e 93/94), Inter RS (75/76), Flamengo (82/83) e Corinthians (98/99).

O campeonato brasileiro 2007 já tem o seu campeão declarado, mas ainda restam quatro rodadas para definir as vagas da taça libertadores, os quatro times que serão rebaixados, o time da melhor defesa e o melhor ataque, e claro o artilheiro da competição.

Vamos torcer para que nos próximos anos o campeonato seja mais equilibrado, tenha melhor técnica, e também a presença maciça do povo brasileiro nos estádios.