quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

UM PAULISTÃO DE ARREPIAR - por Rodrigo Curty

Hoje começa o Campeonato Paulista de Futebol. A promessa é que este seja um dos mais competitivos dos últimos tempos.

Os considerados clubes grandes da capital investiram em peças interessantes, com exceção do Santos, que não só deixa de contratar, como também perde jogadores importantes a cada dia.

O campeonato promete uma disputa acirrada também no banco de reservas. Os considerados grandes de São Paulo tem no comando - Muricy Ramalho (SP), Mano Menezes (COR), Vanderlei Luxemburgo (PAL), Emerson Leão (SAN) e Wagner Benazzi (LUSA).

Então, vamos saber como estão preparados essas equipes:

São Paulo: O tricolor busca o seu título de número 23.

O clube fez a considerada contratação de peso para o campeonato. Adriano. O “Imperador” quer voltar à boa fase que o consagrou em um passado não tão distante.

Outros que chegaram: Destaques do Botafogo em 2007, o lateral Joílson e o zagueiro Juninho, o volante Fábio Santos do Lyon(FRA) e o meia Carlos Alberto recém-emprestado do Werder Bremen(ALE).

Corinthians: O timão após a queda no Brasileirão de 2007, busca se organizar com os pés no chão. O clube foi responsável pelo maior número de contratações para o torneio e para a temporada 2008. Entre os objetivos do ano - Buscar seu título de número 26. O Corinthians é o maior papão do paulista.

Entre os destaques estão o técnico Mano Menezes, a manutenção do goleiro Felipe, os zagueiros Willian e Chicão, os volantes Perdigão e Bóvio e claro, a revelação de 2007, o meia - atacante Acosta.

Palmeiras: O verdão entra na competição atrás de um título que não vê desde 1996, quando também tinha no comando o maior vencedor da competição, o técnico Vanderlei Luxemburgo.

O clube que já conquistou 23 canecos tem o apoio da Traffic, empresa de marketing esportivo que na parceria entrou com R$40 milhões para compras de jogadores, e a Fiat como o patrocinador do material esportivo.

Santos: O peixe foi quem menos investiu para temporada. O clube trouxe um velho conhecido da torcida, o técnico Emerson Leão. Manteve também o goleiro Fábio Costa, o lateral Kleber, o volante Rodrigo Souto e o atacante Kleber Pereira.

O clube perdeu peças importantes para a temporada como o volante Maldonado, o meia Pedrinho e o atacante Marcos Aurélio. Trouxe jogadores de pouca expressão como os zagueiros Betão e Evaldo e o volante Marcinho Guerreiro.

A torcida torce para que o celeiro das bases traga talentos como a geração de 2002 e consequentemente o caneco de número 18, o tri-campeonato.

Portuguesa: A Lusa que retorna à Série A1 do Paulistão, quer fazer a diferença, e por isso manteve o técnico Wagner Benazzi, o talentoso Diogo e por enquanto o ótimo lateral esquerdo Leonardo.

Trouxe jogadores conhecidos para fazer uma boa campanha – o atacante Christian e o lateral Zé Maria, que deve jogar no meio.

Claro que não podemos nos esquecer dos times considerados pequenos que podem arrancar pontos importantes dos grandes – Bragantino, São Caetano, Ponte Preta e claro, o tradicional Guarani, que também retorna a série A1.

Confira os jogos da primeira rodada:
16/01:
Juventus x Noroeste
Mirassol x Barueri
Rio Claro x Paulista
Ponte Preta x Ituano
Portuguesa x Santos

17/01:
Rio Preto x São Caetano
Palmeiras x Sertãozinho
Guarantiguetá x São Paulo
Bragantino x Marília
Corinthians x Guarani

O campeonato será realizado da seguinte forma - Na primeira fase as vinte equipes se enfrentam em turno único, classificando as quatro primeiras para a semifinal.

Dois grupos serão formados na semifinal, com o primeiro colocado enfrentando o quarto e o segundo enfrentando o terceiro. Os dois vencedores desses confrontos fazem a decisão em dois jogos.

Os quatro piores colocados na classificação geral serão automaticamente rebaixados para a Série A-2 de 2009.

Boa sorte a todos e bola na rede galera!!

2 comentários:

  1. Grande Campeonato Paulista! Até que enfim vou voltar a degustar minha cervejinha de quarta-feira. Tricolor vai faturar mais uma. Minhas saudações aos torcedores da Lusa, que com certeza fará um bom campeonato!!!! Meus pesames aos torcedores do Peixe, vítima de mais uma diretoria que não pensa no clube.
    Ao Gigolaço meus parabéns... o site está evoluindo muito! Boas matérias, bom conteúdo. E o mais importante: está mantendo a imparciabilidade. É isso aí Rô! Boa sorte...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o blog de vocês, se tiverem tempo visitem o meu:

    http://netesporte.blogspot.com

    ResponderExcluir