sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

EM BUSCA DA AMÉRICA - Por Rodrigo Curty

Vai começar a segunda fase da Taça Libertadores da América. Uma competição que sem dúvida mexe demais com a paixão, com a ansiedade, e com a rivalidade dos clubes sul-americanos e mexicanos.

À partir de hoje a equipe do Esporte Acontece vai passar para você leitor, as informações dos clubes que disputam a edição de número 49 do torneio que mudou o nome para Taça Santander Libertadores da América.

A primeira fase, a chamada repescagem já carimbou o passaporte para os seguintes clubes: Cruzeiro (Bra), Lanús e Arsenal (ambos Arg), Atlas(Mex) e Cienciano(Per). Falta ainda definir o clube que entrará no grupo do São Paulo. Na primeira partida entre Chicó da Colômbia e Audax Italiano, deu Chicó.

A partida de volta, no Chile, está marcada para o dia 12 de Fevereiro.

Já na chave de grupos, a chamada segunda fase, as equipes serão divididas em oito grupos com quatro integrantes cada, passando automaticamente às oitavas-de-final os dois primeiros colocados de cada grupo ao final da fase. Nas quartas-de-final passam os quatro melhores clubes para as semi-finais e dessa fase, saem os dois finalistas que em duas partidas, buscarão a conquista da América.

Vamos conhecer agora um pouco do Grupo 1, onde estão os times do Cruzeiro(Bra), São Lorenzo(Arg), Real Potosí(Bol) e Caracas (Ven).

Cruzeiro – Após derrotar o Cerro Porteño do Paraguai na partida de Ida por 3x1, e na volta por 3x2, o Zêro entra na busca do seu terceiro caneco. Um time que está reformulado e no comando do técnico Adison Baptista acostumado a esse tipo de competição, na época em que era jogador, conquistou o título de 1995 com o Grêmio.

Dos 25 atletas do Cruzeiro inscritos na competição, apenas o goleiro Fábio, os zagueiros Espinoza e Thiago Martinelli, o lateral-esquerdo Jadílson, o volante Fabrício, o meia Marcinho, além dos atacantes Marcelo Moreno e Marcel já disputaram a Copa Libertadores, ou seja, 17 não têm a experiência na competição.


A expectativa é que jogadores como Apodi, Leo Fortunato, Ramires, Wagner e Guilherme mantenham o bom inicio de ano.

San Lorenzo – Clube que tem em suas cores o azul e o vermelho, simbolizando o ideal e a luta. Conhecido como "El Ciclón", o time argentino busca o título inédito.
Para essa façanha repatriou o bom jogador, o meio-campo Andrés D'Alessandro, que estava no Zaragoza da Espanha.


O time que tem a terceira maior torcida da Argentina, espera poder contar com o fator campo para avançar as fases seguintes da competição.

Real Potosí – Sem dúvida a altitude será novamente a força desse clube boliviano. Serão 4000 mil metros e 18 mil torcedores no alçapão Mário Mercado Vaca Guzmán, em Potosí.

Difícil para qualquer equipe, a expectativa do time é a de chegar pelo menos na 3ªf fase da competição. O Real Potosí conta no elenco com o brasileiro Carlos Eduardo Monteiro.

Caracas – Time com menos de 20 anos de idade, espera superar adversários considerados complicados, como o River Plate, quando na edição de 2007 foi eliminado pelo Caracas, perdendo as duas partidas na competição.


Nas oitavas o clube venezuelano caiu diante do Santos em dois jogos duros. Empate em 2x2 no estádio Olímpico em Caracas e derrota por 3x2 na Vila Belmiro. Assim como Potosí é a zebra do grupo.

Marque na agenda os jogos desse grupo:

12.02 / 17h:50

Caracas (Ven) X San Lorenzo (Arg)
13.02 /21h50
Cruzeiro (Bra) X Real Potosí (Bol)
21.02 /20h00
San Lorenzo (Arg) X Cruzeiro (Bra)
26.02 /19h50
Caracas (Ven) X Real Potosí (Bol)
04.03 /21h50
Cruzeiro (Bra) X Caracas (Ven)
11.03 /20h10
Real Potosí (Bol) X San Lorenzo (Arg)
18.03 /21h20
Caracas (Ven) X Cruzeiro (Bra)
25.03 /21h20
San Lorenzo (Arg) X Real Potosí (Bol)
01.04 /17h10
Real Potosí (Bol) X Caracas (Ven)
03.04 /21h50
Cruzeiro (Bra) X San Lorenzo (Arg)
17.04 /20h50
Real Potosí (Bol) X Cruzeiro (Bra)
17.04 /21h50
San Lorenzo (Arg) X Caracas (Ven)


Em breve informações dos outros grupos da Libertadores 2008. Aguarde!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário