terça-feira, 11 de março de 2008

A IDADE OLÍMPICA - Por Rodrigo Curty

Torcida brasileira, tá chegando a hora. A seleção brasileira que enfrenta a seleção da Suécia, no dia 26 deste mês está convocada.

E apenas para variar, o técnico Dunga reservou algumas surpresas. Dessa vez podemos citar o goleiro Diego Alves, ex Atlético MG, e atualmente no Almería, da Espanha, e o zagueiro do Grêmio Léo, que já defendeu a seleção na categoria sub-20.


Foram convocados também outros jogadores com idade olímpica. Quem sabe, destes não saem os representantes do Brasil, em Pequim, para a busca do inédito título.

O goleiro para quem não se lembra fez um excelente trabalho no Galo, e havia sido pré-relacionado e cortado da equipe que representou o Brasil na Copa América.

Diego Alves, recentemente quebrou a marca de Casillas, goleiro do todo poderoso Real Madrid, e é hoje um dos principais nomes do Almería, que possui a terceira defesa menos vazada do Campeonato Espanhol com apenas 25 gols levados.

A safra de goleiros é novamente muito boa no país. Agora a dúvida é quem será o camisa 1 em Pequim. É aguardar prá ver.

Em relação ao zagueiro Léo, do Grêmio, sinceramente lembro dele apenas no jogo realizado pela seleção sub-20, contra a seleção do campeonato Brasileiro. Ele foi bem elogiado, mas cá entre nós, jogos entre seleções é outro papo. A aposta talvez seja pelo jovem ter idade olímpica. Vamos torcer.

O jogo para muitos é considerado apenas como comemoração aos 50 anos do primeiro título mundial, conquistado em 1958, quando o Brasil derrotou a mesma Suécia em Estocolmo pelo placar de 5x2.

A expectativa da torcida é para que Dunga, dessa vez, escale os prováveis jogadores olímpicos no amistoso, afinal as datas FIFA, no momento, devem servir para isso, e não para conquistas pessoais.

Independente de ganhar ou perder, a análise que deve ser feita não poderá ser igual ao que foi visto no último dia 6 de fevereiro, no jogo entre Brasil e Irlanda, quando o Brasil venceu por 1x0, gol de Robinho, em Dublin. Resultado histórico, mas quem deveria ser testado, enfim... vida que segue.

Dessa vez quem ficou de fora foi Ronaldinho Gaúcho. O técnico quer dar um descanso ao jogador que parece finalmente estar reencontrando seu bom futebol no Barcelona.

Confira os convocados (em destaque, os que têm idade olímpica):

Goleiros:
Júlio César (Inter de Milão)Diego (Almería)

Zagueiros:

Alex (Chelsea)Juan (Roma)Lúcio(Bayern de Munique)Léo (Grêmio)

Laterais:

Richarlyson (São Paulo)Daniel Alves (Sevilla)Marcelo (Real Madrid)Rafinha (Schalke)

Meio-campistas:

Lucas (Liverpool)Gilberto Silva (Arsenal)Hernanes (São Paulo)Josué (Wolfsburg)Diego (Werder Bremen)Julio Baptista (Real Madrid)Kaká (Milan)Thiago Neves (Fluminense)

Atacantes:

Robinho (Real Madrid)Alexandre Pato (Milan)Luis Fabiano (Sevilla)Rafael Sobis (Bétis)

Força Brasil!!!

6 comentários:

  1. Muito bom texto. Concordo plenamente, já que quase não rola oportunidade de testar o time olimpico, a hora é essa. Vamos meter outros 5 nos suecos e buscar a medalha inédita.

    abs,
    Guilherme

    ResponderExcluir
  2. Vale a pena rever a lista publicada em 2007 pelo EA! com vários jogadores com idade olímpica.

    Mandou bem Curty!

    Gustavo Cavalheiro

    ResponderExcluir
  3. Acho que não vai importar o resultado contra os suecos, pois é uma seleção qualificada, finalmente Dunga chamou o ótimo goleiro Diego Alves recordista de minutos sem sofrer gol na Espanha, espero que ele possa jogar. Em compensação não gostei muito da convocação do Léo.É bom zaguiro mais é ansioso nos jogos importantes, jogando mal, como no jogo em que o São Paulo bateu o Grêmio no Morumbi, ele estava sem tempo de bola algum mas vamos ver o que ele faz na seleção. Espero yambém uma chance para o Sóbis. Boa sorte aos atletas olímpicos e a nossa seleção. Rodrigo Curty o melhor comentarista do Brasil. Abraços Ga

    ResponderExcluir
  4. O Brasil tem uma equipe seleta e com certeza tem tudo para trazer o ouro olímpico,afinal esse é um título que falta e a hora é agora.

    Diogénes

    ResponderExcluir
  5. FALTOU O ZAGUEIRÃO HENRIQUE DO PALESTRA!


    Johnny CETEC/SP

    ResponderExcluir
  6. Esse cara é um dos melhores zagueiros do país!! Mas faltou outros bons jogadores como Dentinho.

    Silvio

    ResponderExcluir