quarta-feira, 19 de março de 2008

TORCIDA PELA PAZ- Por Rodrigo Curty

A Federação Paulista de Futebol (FPF), através de seu presidente, Marco Polo Del Nero, proibiu na última terça-feira a entrada das principais torcidas organizadas de Palmeiras (Mancha – Verde) e a do São Paulo (Independente), nos estádios paulistas até a final do Paulistão.

O motivo da punição é claro e visa atender o Ministério Público do Estado de São Paulo, através da 2ª Promotoria de Justiça Criminal da Capital, pelo ofício nº197/08, documento que expressou o péssimo comportamento das uniformizadas citadas, no último clássico das duas equipes, realizado, no domingo, na cidade de Ribeirão Preto.


O problema se deu, após a partida. As duas facções entraram em confronto no entorno do estádio Santa Cruz. Mesmo com a intervenção dos policiais militares, que também foram agredidos, o tumulto foi generalizado.Abaixo o Comunicado da Federação Paulista de Futebol disponível em seu site:

Em 18 de março de 2008 MARCO POLO DEL NERO, Presidente da Federação Paulista de Futebol, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Estatuto, CONSIDERANDO que o Ministério Público do Estado de São Paulo, através da 2ªPromotoria de Justiça Criminal da Capital, pelo ofício nº197/08, noticia o comportamento nocivo das torcidas uniformizadas, Mancha Alviverde, da S.E.Palmeiras e Independente, do São Paulo F.C., na partida realizada no dia 16.p.p. entre a S.E.Palmeiras e o São Paulo F.C., na cidade de Ribeirão Preto;

CONSIDERANDO que, em razão daquele ambiente hostil provocado por essas duas facções de torcidas, que até mesmo o policiamento enfrentaram, provocando ferimento em alguns militares;

CONSIDERANDO, derradeiramente, que aquela autoridade pública solicita a suspensão do ingresso daqueles torcedores nos estádios, nas partidas do Campeonato Paulista de Futebol de 2008, até o seu término e é dever desta Entidade preservar a disciplina nos campos de futebol,

RESOLVE: PROIBIR, até o término do Campeonato Paulista de Futebol 2008 – 1ªDivisão A-1, a entrada nos estádios das torcidas uniformizadas Mancha Alviverde, da S.E.Palmeiras e Torcida Independente, do São Paulo F.C. Esta Resolução entra em vigor na presente data, revogadas as disposições em contrário. Marco Polo Del Nero - Presidente

Vamos deixar claro que o torcedor não pode ser generalizado como marginal por fazer parte de alguma organizada. Mas também que o verdadeiro torcedor, respeita, sabe perder e não mata ninguém por gostar de outra cor de camisa.

A torcida é para que um dia as autoridades punam a entrada de qualquer individuo que queira arrumar confusão nos estádios, seja esse de organizada ou não.

Afinal, mesmo que o torcedor se comporte dentro do espetáculo, na saída se sentem no direito de agredir ou se for preciso, até de matar em nome do clube de coração, aquele que é apaixonado por outro.

Fora as organizadas e que voltem logo aqueles torcedores que pensam somente em torcer e que antigamente saiam lado a lado do estádio. Sem falar no torcedor derrotado, que por sua vez, tinha que agüentar as gozações saudáveis e esperar outro confronto no campo para ter o gosto de gozar.

Torça com amor e respeite a opção do próximo.

6 comentários:

  1. Como sempre Curty gostei da sua análise. Tinha que acabar com essa palhaçada de torcidas organizadas que só pensam em violência.

    abs
    Anderson

    ResponderExcluir
  2. Complicada essa situação para jogar nas costas apenas da polícia. Eles deveriam estar atrás de banidos e não de vandalos


    Fábio - tricolor

    ResponderExcluir
  3. Sou a favor de acabar com as organizadas que estragam o nosso futebol. Prisão para esses vandalos.

    Paulo

    ResponderExcluir
  4. Fora organizadas!! O time de cada um é um direito. Força Mengão!!
    Edu

    ResponderExcluir
  5. Não confundam os trogloditas com as instituições!

    Zélão, Fiel - LHP

    ResponderExcluir
  6. Marginal deve ir e ficar na cadeia. Lugar de vagabundo não é o estádio.

    Daniel

    ResponderExcluir