segunda-feira, 7 de abril de 2008

DECISÃO NOS ESTADUAIS - Por Rodrigo Curty

Nesse último domingo não foi apenas mais um dia de futebol pelo mundo afora. Pelo menos no Brasil, tivemos muitas definições dos campeonatos regionais. Muitos torcedores do país fizeram a festa ou tiveram que se contentar com uma eliminação precoce. Esse foi o caso de Corinthians e Grêmio, por exemplo.

Vamos dar uma passada geral por alguns estados.

Em São Paulo, o Campeonato Paulista teve em primeiro lugar o time do Guaratinguetá, em segundo o Palmeiras, em terceiro o São Paulo e em quatro a Ponte Preta.

Agora pelas semifinais, o Guará mede forças com a Ponte e o Palmeiras encara o São Paulo, em uma final antecipada. A surpresa do campeonato ficou na eliminação do Santos, que apesar de ter conseguido uma reação extraordinária, acordou tarde e pelo novo fracasso do Corinthians, que não sabe o que é ganhar o torneio desde 2003.

No Campeonato Carioca, as semifinais, apenas para variar, contará com os quatro grandes. Só que diferente da Taça Guanabara, dessa vez os confrontos serão diferentes. O Fluminense, primeiro do Grupo A, vai enfrentar o Vasco, enquanto, o Botafogo, líder do B encara o Flamengo. Jogos sem favoritos. A nota triste ficou para a queda do tradicional time do América.

No Rio Grande do Sul, a surpresa foi à eliminação do Grêmio. O então freguês dos tricolores, o Juventude, comandado pelo técnico Zetti, conseguiu a proeza de vencer dentro do estádio Olímpico por 3x2.

A vitória não só eliminou o time comandado por Celso Roth, que agora balança, como tirou o sonho tricolor de conquistar o Estadual pelo terceiro ano seguido. Agora restou a Copa do Brasil. Já o time caxiense encara no final de semana, o time do Inter de Santa Maria.
O outro Inter, o Colorado, vai enfrentar o time do Caxias. É o favorito ao título, mas deve ter cuidado com os pequenos.

Em Minas, a surpresa negativa, foi o rebaixamento do Ipatinga, clube que disputará a Série A, nesse ano. O Cruzeiro segue embalado e na excelente campanha 2008. O time comandado por Adilson Batista encara o Ituiutaba. Já o grande rival, Atlético Mineiro, vai medir forças com o surpreendente, Tupi de Juiz de Fora. Podemos ter surpresas na terra do queijo.

Na Bahia, quem manda é o Vitória. O rubro-negro derrotou o Itabuna fora de casa, e foi o único time a vencer na primeira rodada do quadrangular do Campeonato Baiano. O time do Bahia, assim como o Vitória da Conquista, empataram em 0 a 0 e seguem atrás. Na segunda rodada, o Rubro-Negro recebe o Vitória da Conquista no Barradão e o Itabuna, buscará seus primeiros pontos contra o Bahia fora de casa.


No Campeonato Paranaense os três grandes do estado garantiram a classificação para as semifinais do Estadual. Com os resultados do último final de semana, Paraná, primeiro do Grupo A, enfrenta o Coritiba, segundo do B, enquanto no outro jogo, o Toledo encara o Atlético-PR.
Sorte aos clubes, e torcedor, vá ao estádio e torça sem violência.

4 comentários:

  1. É tricolorrrr!!!
    É tricolorrrr!!!


    Beijos
    Mari

    ResponderExcluir
  2. Gugu belo balanço dos estaduais, acredito que esse ano o futebol vai nos revelar muitas surpresas, devido ao equilíbrio dos times. O Brasil começa a se organizar, prova disso é a notícia da série-D, uma nova divisão. Assim quem cair para a série-C, não terá tanta dificuldade para voltar, pois não vai haver o mata-mata, serão 20 times. Gugu continua assim, o melhor site de esportes.

    Abraços Gabriel

    ResponderExcluir
  3. Grande Rodrigo e seus comentários fantásticos sobre o universo futebolista. Gostei muito da matéria. Parabéns.

    Marcos

    ResponderExcluir
  4. Muito boa essa análise. Concordo com o Gabriel, a tendência é melhorar a divisão dos clubes.

    abs,
    Jorge

    ResponderExcluir