terça-feira, 20 de maio de 2008

AUTOMOBILISMO - por Diego Senra

Caros Amigos do EA, muito prazer. Meu nome é Diego Senra e vou começar a escrever, sempre às terças-feiras, sobre o melhor do automobilismo no Brasil e no mundo. Depois de muito ensaiar, resolvi colocar a mão na massa e vou comentar sobre os últimos resultados, expectativas para as próximas etapas, bastidores das categorias e tudo mais.

No último fim de semana, aconteceu mais uma etapa da StockCar no Autódromo Raul Boesel, em Curitiba-PR e para quem nunca esteve no autódromo, alguns comentários: um dos melhores autódromos do Brasil (pista e estrutura), fica na verdade numa cidadezinha da Grande Curitiba (Pinhais), pertence à iniciativa privada, muito usado empresas da indústria automobilística (como Renault, Mercedes e VW/Audi) para testes e eventos, inclusive por ter uma das maiores (senão a maior) retas da temporada.
Nesse domingo, se confirmou mais uma vez a superioridade das equipes Medley através dos seus pilotos Marcos Gomes, líder do campeonato que ponteou a maior parte da prova e terminou em segundo, e Ricardo Mauricio, o vencedor da prova, que assumiu a liderança após uma escapada de Marcos Gomes nas ultimas voltas. Além deles, o paraibano Valdeno Brito completou o podium, após largar na Pole.
Essa trifeta das equipes Medley, que faturou todas as 3 etapas até agora, se deve basicamente à três elementos muito fortes: o patrocínio da Medley, que permite altos investimentos em estrutura (um amigo dos boxes costuma dizer que eles enfiam meio segundo na galera só pela "infra"). Segundo, a capacidade dos pilotos que são as principais forças jovens da categoria, especialmente Marcos Gomes, que vem de uma linhagem de pilotos (filho do Paulão Gomes) e cresceu nos boxes. E, na minha opinião, o principal elemento do sucesso: Andreas Mattheis.
Um veterano nas pistas, ganhou como piloto vários títulos como os do antigo campeonato de Marcas e Pilotos, hoje é um engenheiro com vários títulos e cérebro de todas as equipes patrocinadas pela Medley nas principais categorias nacionais (Stock, GT3, Endurance e F3), além de fazer parte da atual dupla de pilotos campeã da GT3 (junto com Xandy Negrão). Metódico, organizado e muito profissional, busca sempre ter os melhores equipamentos e os melhores profissionais ao seu lado.
Apesar da StockCar ser atualmente a categoria de mais prestígio, patrocínio e exposição do automobilismo nacional, apenas nos últimos anos o profissionalismo tem ganhado espaço, já que as disputas são cada vez maiores, assim como a cobrança dos patrocinadores, que pagam caro para aparecer e exigem resultados. E nesse começo de temporada, o exemplo da Medley/Mattheis está mostrando o caminho.
F1 em Mônaco deve separar o joio do trigo
Nesse próximo fim de semana, vamos saber de fato se a McLaren vai conseguir ter carro para acompanhar a Ferrari ou se vamos ver um campeonato entre Massa e Raikkonen. Mônaco é uma pista truncada, onde um carro equilibrado como o McLaren deve se sobressair, dando condições ao Hamilton de continuar na briga pelo título. Penso que o Kovalainen pode ser uma aposta somente para 2009...e olhe lá.

Começam a soar as trombetas para Nelsinho Piquet
Apesar de toda a expectativa sobre o desempenho do Nelsinho Piquet, confesso que imaginava que ele fosse demorar um pouco para pegar a mão do carro e da convivência na equipe. Começar numa equipe que andava meio perdida, sendo companheiro de equipe de um campeão mundial precisando mostrar serviço, não é uma tarefa fácil. Mas como disse o diretor da equipe, a F1 é muito cruel e ele pode não chegar à correr no Brasil.

A outra prova mais tradicional do ano
Também nesse domingo acontece a 500 milhas de Indianápolis, outra das principais provas do automobilismo mundial, com seus mais de 90 anos de tradição. Após o Pole Day e o Bump Day, o brasileiro mais bem colocado no grid é Helio Castro Neves, duas vezes vencedor da prova, largando em quarto lugar. Esse ano teremos 7 pilotos brasileiros na pista, com as estréias de Jaime Câmara e Mario Moraes em Indianápolis.

Aposta da Semana
Toda semana, no final da coluna, vou palpitar sobre um resultado de corrida, jogo, campeonato, etc...Essa semana aposto que vamos ter um piloto que ainda não ganhou esse ano vencendo em Mônaco. Com o fim do controle de tração e outras funções, muita gente prevê uma corrida com muitos acidentes.
Aposto no Robert Kubica! E você?
Diego Senra é o nosso comentarista de automobilismo e escreve todas as terças-feiras para o EA!