segunda-feira, 5 de maio de 2008

PARABÉNS AOS CAMPEÕES- Por Rodrigo Curty

O Brasil finalmente conheceu no ultimo domingo os campeões estaduais de 2008. Entre os campeões, teve uma surpresa em Goiânia. Você sabe de tudo agora!!

Em São Paulo, após 12 anos de espera, o Palmeiras, clube que montou a melhor equipe levou a melhor sobre a Ponte Preta. Uma vitória incontestável de 5x0, com direito a ter no elenco, o artilheiro da competição, Alex Mineiro, com 15 gols.
Não podemos deixar de dizer que apesar da conquista, o grande objetivo da Traffic e da Fiat era montar um time para retornar a Libertadores da América. Porém, o bom elenco liderado por Vanderlei Luxemburgo, caiu nas oitavas da Copa do Brasil, e agora precisa provar no Brasileirão, que a queda foi um acidente de percurso. É aguardar e ver, mas por enquanto parabéns ao melhor time de São Paulo.

No Rio de Janeiro, o Flamengo com uma vitória na base da raça, garra e determinação, chegou ao seu 30º título estadual, igualando pela primeira vez ao Fluminense, até então o maior vitorioso da região. Agora é saber quem comandará a equipe muito bem montada por Joel Santana na Libertadores e Brasileirão.
A expectativa da torcida é que chegue alguém que possa manter o trabalho deixado, e faça o arroz com feijão, senão as chances de voltar a ser o Flamengo que gosta de inventar e assim perder a mão, são grandes. Para o Fogão resta a Copa do Brasil. O time é bom, mas precisa controlar a parte emocional.

No Rio Grande do Sul, a goleada histórica do Inter RS por 8x1 sobre o Juventude, mostrou a força dessa equipe muito bem liderada por Abel Braga. Agora são três taças a mais que o maior rival, Grêmio. Agora o foco é a Copa do Brasil. Alguém duvida que o colorado seja um sério candidato a vaga antecipada na Libertadores 2009?

Em Minas, o Cruzeiro só perderia o caneco com uma goleada de seis gols. Mas o Galo não teve forças nem para tentar essa proeza. Um time bem limitado e que já preocupa a torcida para a disputa do Brasileirão. Os cruzeirenses comemoram, mas agora esperam a mesma atitude do time contra o Boca Jr, se passar o clube cresce e será difícil de ser batido.

Na Bahia, só dá Vitória. O rubro-negro quer incomodar muito mais. Será que consegue? Apesar do Bicampeonato, o Itabuna não tem a mesma força dos times da Série A. E o saldo de gols fez a diferença. A força do Leão estará no Barradão. Lá, o bicho pega.

No Paraná, mesmo com a Arena da Baixada lotado, o Furacão não conseguiu tirar o título do Coritiba. A vitória no Couto Pereira fez a diferença. Mesmo com a derrota de 2x1, o time comandado por Dorival Junior, ficou com a taça após quatro anos de jejum. Parabéns ao Coxa que deve se manter na Série A.

No Catarinense, o Criciúma bem que tentou. Venceu o Figueirense no tempo normal por 3x1, mas na prorrogação, acabou sendo derrotado por 1x0, mesmo resultado do jogo de ida. Parabéns ao trabalho de Alexandre Gallo. Será que ele permanece para o Brasileirão?

Em Goiânia, o Itumbiara conquistou o inédito título estadual. Uma vitória de alta categoria. 3x0 em pleno Serra Dourada. Lá um time que conta com veteranos deu certo e PC Gusmão parece ter se reencontrado. Deve ser o técnico de algum grande para o Brasileirão. Parabéns ao goleiro Sérgio, Caíco e Basílio que também devem servir um grande do país. Para o Goiás fica a lamentação de em menos de 1 semana perder a vaga das quartas na Copa do Brasil e o caneco. Mudanças à vista.

Prepara o coração Brasil, afinal, no final de semana que vem, começa o Brasileirão. É emoção a flor da pele.

4 comentários:

  1. Grande Rodrigo,
    Realmente o futebol brasileiro está cheio de surpresas. Não pude acompanhar o jogo do Flamengo, mas com toda certeza emoção foi o que não faltou, pois o grito de gol que veio do sagão do aeroporto de Salvador fez dos funcionários e alguns turistas correrem para ver o que era. Pensamos, "Nossa, o Rodrigo deve estar indo a loucura". Parabéns a vitória do Flamengo.

    Valeu.

    Marcos

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo, como vai.

    Pra mim, tirando o Itumbiara, todos os campeões foram previsiveis, mesmo o Flamengo que tinha o Botafogo pela frente, não enfrentou tanta dificuldade.

    O que acho dificil de engolir é time que vai pra uma final de campeonato e toma de 8 como o Juventude ou a Ponte Preta que toma de 5...serão times ruins ou campeonatos nivelados por baixo???

    Mas não podemos tirar os méritos dos campeões.

    Ps: Quem assumirá o Flamengo na saída do Joel será o Carlinhosssss!

    abrçs
    Roberto

    ResponderExcluir
  3. Grande Marcos e Roberto, sem dúvida os campeões foram previsiveis. Agora mesmo os campeonatos estaduais estarem cada vez mais fracos tecnicamente não justifica goleadas como essas. Azar dos mais fracos e parabéns aos que souberam usar a força na hora certa.

    abs e valeu,
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida, os campeonatos estaduais somente permanecem porque faz a alegria das torcidas locais. O sarro é diferente. De qq forma um campeonato mais equilibrado e repleto de bons times seria mais interessante.

    Agora, morram de inveja aqueles que entendem que os vencedores só levaram o título porque o adversário é goleado por ser inferior. Time grande mostra serviço qdo precisa galera!!

    abs e parabéns pelo Blog,
    Jaime

    ResponderExcluir