quinta-feira, 17 de julho de 2008

O SOBE E DESCE DO BRASILEIRÃO - Por Rodrigo Curty

A 12ª rodada do Brasileirão teve na noite de quarta-feira uma boa média de gols, algo raro nesse campeonato.

Na abertura dos jogos, o Botafogo sem dificuldades e em ritmo de treino, aplicou uma goleada de 4x0, no Ipatinga. No domingo, a prova de fogo para Ney Franco será o São Paulo, no Morumbi.

Na Ilha do Retiro, o Grêmio esteve por duas vezes na frente do placar, mas não resistiu a pressão e a força de vontade do Sport. O 2x2 acabou sendo justo pelo segundo tempo que foi corrido e emocionante do começo ao fim.

E por falar em emoção, Portuguesa e Náutico tiveram dois tempos distintos. No primeiro, o Timbu abriu 2x0 e cansou de perder chances de ampliar. O Canindé veio abaixo com os corneteiros de plantão. O alvo era Vágner Benazzi que era execrado. Mas veio a segunda etapa, e as broncas e as injeções de ânimo deram certo. O time lusitano voltou com tudo e de forma merecida chegou a vitória épica de 3x2. Vale saber até quando vai durar essa alegria.

Em Florianópolis quem não segue nada feliz é o Santos. O Figueirense derrotou facilmente o peixe por 3x0. Foi a nona partida sem vitórias do glorioso praiano.Cuca fez a sua oitava partida no comando da equipe. Foram quatro derrotas e quatro empates. Pouco para quem chegou com a missão de chegar pelo menos na Libertadores de 2009. Hoje será decidido o futuro do treinador que ameaçou a largar o clube ontem. Se um bom time começa com um bom goleiro, um ex pode assumir a qualquer momento - Geninho ou Zetti. Faça sua aposta!!

Nos jogos de fundo, os paulistas se deram bem.

O São Paulo foi até o Barradão e fez uma partida perfeita taticamente. O time de Muricy não deixou o Vitória jogar. Mesmo com 35 mil pagantes, o Rubro-Negro não se encontrava. Melhor para o tricolor que abriu muito cedo o placar com Hugo. Já na segunda etapa, o time da casa voltou um pouco melhor, mas sem nenhuma eficiência. Quando chegou, Rogério Ceni que não cansa de ser criticado salvou. A vitória justa de 3x1, com gols de Dagoberto e Éder Luis, dá moral e coloca a equipe na busca dos líderes. Já o Vitória perdeu a segunda seguida, na competição. É bom ficar atento.

Quem não esteve atento foi o Fluminense. O Palmeiras voltou a jogar bem e aproveitar o fator campo. O Palestra Itália, contava com um bom público e empurrava o Verdão para uma vitória, após três jogos. O destaque foi o Bad Boy Kleber que marcou duas vezes, e de cabeça. Já Maicosuel estreou com o pé direito e decretou o placar merecido e convicente de 3x1.

No Mineirão, o Cruzeiro fez a lição de casa. Derrotou o Atlético PR, é verdade com muito sofrimento. Depois de perder gols atrás de gols, a recompensa finalmente veio com um gol chorado de Elicarlos aos 40’ do segundo tempo. O time de Adilson Batista chegou aos 24 pontos e está a dois do Flamengo.
A rodada se encerra hoje à noite com três partidas:

O Flamengo tem uma tarefa difícil, no Couto Pereira, contra o Coritiba. A certeza é a ausência certa do artilheiro do Brasileirão Marcinho. O atacante foi vendido ao Al Jazira, dos Emirados Árabes, time comandado pelo técnico Abel Braga.
O Vasco em São Januário, e sem Edmundo, espera não ter surpresas com o frágil Goiás que vem sem Iarley e Bayer. Já o Internacional, encara o Atlético MG. Ambos precisam vencer para se afastar do fantasma do rebaixamento. Vamos ver o que vai dar.

Até mais!!