sexta-feira, 15 de agosto de 2008

"PERALÁ" - por Gustavo Cavalheiro

Nem tanto ao céu, nem tanto ao inferno! Temos de separar o joio do trigo e ver que até agora, alguns resultados brasileiros em Pequim foram ridículos, outros patéticos, outros medianos, alguns impressionantes e poucos heróicos.

A plantação de nabos brasileiros (palpitômetro) provam que as espectativas eram altas ou o desempenho é que está muito em baixa? Muitos já questionam a efetividade do dinheiro das loterias, aplicado diretamente nas confederações.

A imprensa futebolística (desculpe, não existe imprensa esportiva no país da bola!) sempre entra no oba-oba dos Panamericanos. Aí nas Olimpíadas vem com o famoso papinho de RECORDE SULAMERICANO.

"Peralá" tem algum boliviano do outro lado da raia? Algum chileno? Algum argentino que seja?Não me venham com pataquada!

Não sou daqueles que não reconhece alguns casos da evolução do esporte nacional. É evidente que a ginástica de Oleg Ostapenko evoluiu e muito com o dinheiro da jogatina estatal, o handebol também, que ao se fortalecer no âmbito latino-americano iniciou um novo plano de relação de forças e busca entrar no grupo das forças mundiais, com muito custo e demandando tempo e trabalho contínuo.

O esporte faz heróis e vilões com um fração de milésimo de segundo. 4, 8 ,12 anos ou mesmo uma vida em um detalhe. Faz parte, como diria o filósofo do BBB.

O que eu reclamo é: ASSUMAM SUAS DERROTAS! Aprendam com a dor e cresçam com isso. Recorde sulamericano deve ser falado em JOGOS SULAMERICANOS, não em Olimpíada. Olimpíada é mundial e se esconder em migalhosas vitórias mascaradas não faz crescer e compreender que o caminho a ser percorrido é longo. Isso só conforma quem pouco quer e querer pouco é uma doença pra alma.

Não enganem, não se enganem e não se deixem enganar. O Olimpo é para muito poucos e o nosso país não é uma potência esportiva. Os nossos heróis são aberrações do sistema vigente, alguns casos de mudança estão sendo plantados (cito natação e ginástica) mas a colheita é pro futuro, não pra esse passado chamado Pequim.

Acompanhe a atualização do Palpitômetro no comentário deste texto

2 comentários:

  1. Após os nabos e ferros múltiplos...
    NABOS
    basquete feminino, natação. 4x100 medley masc.; 50m livres Delaroli, Atletismo: 1.500m Hudson, 100m Vicente, Zé carlos e Sandro e Individual Geral da Jade.
    O ferro do Thiago Pereira natação e do João Gabriel no judô

    A atualização do ranking às 16h de sexta-feira é:


    1) Carlos Jr. - 68 pts. 2)Diego Senra - 59 pts.; 3) Marcelo Cicco - 55 pts.; 4) Gustavo Cavalheiro 51; 5) Manoel Pinho - 45 pts; 6) Adriano Maffei - 43 pts.; 7) Fabio Shimana e Caio Duarte - 42 pts.; 9) Caio Senra - 38 pts.; 10) Vivian Fiales e Ricardo Passos 26 pts. 12) Ricrdo Cavalheiro e Gustavo Fruges - 22 pts.; 14)Marcelo Gobette - 18 pts.; 15) Rodrigo Curty 15 pts; 16)Domenico Minervino e Rafael Denardi 14 pt.;18) Marcos Ortiz - 13 pts.; 19) Mariana Franceschine 10 pts

    ResponderExcluir
  2. Pessoal,

    Acho que tivemos frustrações por dois motivos basicos:
    1. Expectativas muito altas, causadas principalmente pelo PAN do ano passado. Olimpiada é outra história. Varios atletas são excepcionais, como Thiago Pereira e Cielo Jr. mas estamos em uma era dourada da natação mundial. Isso para não falar de outros esportes.

    2. Excesso de confiança, principalmente com nossos campeões mundiais no judô. Achavamos que eram medalhas certas e na hora, o titulo mundial não conta nada e todo mundo sabe que uma medalha olímpica qualquer é garantia de 4 anos de sossego, patrocinios e tudo para continuar uma carreira em qualquer esporte.

    Acredito que teremos algumas medalhas em esportes coletivos, onde temos tradição como futebol e volei e penso que teremos surpresas em favoritos de outrora como Daiane dos Santos, Hipismo (equipe ou individual) e Volei de Praia.

    Vamos esperar pra ver se vamos comemorar ou nos frustrar mais algumas vezes.

    Abs

    ResponderExcluir