terça-feira, 11 de novembro de 2008

COLUNA -OSTRA - Por Diego Senra

É isso aí, gente. Muita coisa acontecendo e quero manter vocês informados. Portando, várias notas curtas. Para voces, pérolas:

- Felipe Massa está conquistando cada vez mais os brasileiros. Depois da exibição de valentia, talento e orgulho na corrida em Interlagos onde ganhou, mas não levou, ele vem demonstrando fibra e caráter em suas declarações pós-temporada. Para ele, Hamilton ganhou o título porque fez mais pontos e qualquer outra coisa, é papo de chorão. Ponto final! Ele sabe que não perdeu o campeonato aqui, mas nas cinco corridas da temporada que não pontuou. Falou que evoluiu bastante durante o ano, conseguiu bater o atual campeão mundial dentro da própria equipe, quer parabenizar pessoalmente Hamilton e tem boas expectativas para 2009. Pessoalmente, é isso que o torcedor quer: alguém que lute pra ganhar. Se não vencer, que caia da pé e prometa mais esforço na próxima. Sem desculpas!

- Hamilton também continua suas (merecidas) comemorações pelo título. Deu declarações respeitosas em relação à Massa, rechaçou as críticas de seu pai dizendo que tinha sido vítima de racismo no Brasil e afirmou que o título se deve muito à confiabilidade do carro e ao trabalho da equipe McLaren. Em visita à fabrica, disse que ficou mais perto do carro dos seus sonhos, um McLaren F1 LM exposto em Woking (sede da equipe), que só teve 5 unidades produzidas, e que foi prometida à ele por Ron Dennis, caso ele ganhe 3 títulos mundiais. Agora, só faltam dois.

- Finalmente a Renault confirmou a dupla de pilotos para 2009. Seguem na equipe Fernando Alonso e Nelsinho Piquet. Alonso fica, pois aposta na continuidade do crescimento na equipe Renault e também para esperar que Raikkonen largue o osso no fim do ano que vem e abra uma vaga na Ferrari, que é o sonho do espanhol. Piquet fica, pois é um piloto que é sabidamente rápido, costuma melhorar muito na segunda temporada que faz em uma categoria (desde que era moleque) e, como disse Flavio Briatore: “Sabe fazer corridas, mas precisa aprender a se classificar”.

- As muitas mudanças no regulamento para 2009, a manutenção de pilotos que foram bem nessa temporada e a troca de alguns que estavam no fim do grid por revelações das categorias de acesso fazem crer que a próxima temporada deve ser ainda mais disputada do que as dos últimos anos. Muitas equipes que estavam no fim do grid “abandonaram” o desenvolvimento do carro esse ano, investindo tudo nessa migração que vai acontecer em 2009. Por incrível que pareça, muitos estão apostando numa virada de Honda e Toyota. E um boato confirmado: a Force Índia rachou com a Ferrari e se tornou a McLaren B com motores, cambio e sistema hidráulico fornecido pela Mercedes.

- Por falar em Honda, o assento que foi do Rubinho virou o mais disputado do momento. Nos próximos dias, está marcado um teste em Barcelona envolvendo Lucas Di Grassi e Bruno Senna. Mesmo com um pedido pessoal de Jenson Button pela manutenção de Barrichello na equipe, a análise dos dois já começou com uma entrevista pessoal com alguns membros da equipe, como Ross Brawn. O que mais impressionar a equipe leva o carro em 2009. Só se os dois decepcionarem (muito) nos testes é que Rubinho passa a ter alguma chance. Fora isso, sai da Honda de vez.

- A StockCar retomou suas atividades nesse ultimo fim de semana, no autódromo de Brasília, depois da parada para o fim da temporada da F1. Mantendo a tônica da temporada regular e da primeira corrida dos playoffs, tivemos pole e vitória tranqüila de Ricardo Maurício. Atrás dele, Marcos Gomes mostrou muito talento e força de vontade para manter seu carro em segundo lugar, mesmo com uma fila enorme de feras coladas nele na segunda metade da prova. Cruzou a linha de chegada dando espetáculo com pelo menos sete carros trocando posições logo atrás dele. Com a vitória do Ricardo Mauricio e o segundo lugar de Marcos Gomes, fica praticamente definido que os Medley Boys vão decidir entre si o título de 2008. Destaque, mais uma vez, para Thiago Camilo que teve problemas antes da corrida, largou dos boxes e chegou em décimo. Camilo já está ficando conhecido por suas corridas de recuperação e é consenso pelo paddock que, se tivesse um carro mais confiável, estaria brigando pelo caneco.

Aposta da Semana.

Como essa semana não tem corrida, vou fazer minha aposta antes, contra a maré, pra ninguém dizer que fiz uma aposta garantida. O campeão brasileiro de 2008 vai ser o GREMIO! O Grêmio é BRASIL nessa reta final de Brasileirão...rsrsrs. E para voces? Dá Grêmio ou São Paulo?