terça-feira, 25 de novembro de 2008

QUEM GANHAR, LEVA! por Diego Senra

Acompanhando a corrida da Stock Car que rolou nesse último domingo no autódromo de Tarumã, vejo que os organizadores das categorias de automobilismo pelo mundo afora finalmente aprenderam o que os americanos já descobriram há muitos anos.

O foco de um esporte que visa atrair publico, audiência e, por conseqüência, dinheiro tem que ser emoção, disputa e equilíbrio. E isso nos últimos anos, esses principios nortearam profissionais como Bernie Ecclestone na F1 e Carlos Col na StockCar, que investiram e focaram seus esforços em ajustes técnicos e regulamentares que trouxessem disputas acirradas em suas respectivas categorias.

Além do campeonato sensacional que tivemos na F1 deste ano, pudemos ver no último domingo confrontos emocionantes na penúltima etapa da StockCar onde o pitstop com troca de pneu opcional, que foi inserido na categoria recentemente, deu um tempero especial na corrida.

Com a pole do líder do Campeonato Ricardo Maurício, pilotos como Marcos Gomes (vice-líder), Cacá Bueno e alguns outros optaram por arriscar e perder alguns segundos a mais no pit trocando os pneus durante a corrida, apostando que iriam recuperar esses segundos de volta na pista, rodando mais rápido que seus concorrentes com pneus velhos.

O que se viu então foi uma corrida de gato-e-rato entre os que vinham liderando a prova (Ricardo Mauricio, Thiago Camilo) e seus concorrentes, tirando até 3 segundos por volta devido aos sapatos novos.

Quem viu, vibrou...sem falar que arrancada de Cacá Bueno para a vitória e a ultrapassagem de Marcos Gomes no Ricardo Maurício foram de arrepiar. E o resultado da corrida preparou um gran-finale para a última etapa, em São Paulo, deixando os Medley Boys separados por apenas um ponto entre si na disputa do título. E já paira sobre eles a sombra de Xandinho Negrão, pois começam a ganhar força os boatos de sua entrada na Stock em 2009. E, se ele voltar, vai ser num carro da Medley, com certeza.

Vai e vem da F1

A notícia de mais um treino marcado para Bruno Senna na Honda dá a entender que a vaga deve mesmo ficar entre ele e Rubens Barrichello. Para Lucas Di Grassi, o caminho dele deve ser os EUA, onde tem convites para correr ganhando um bom dinheiro. Na Toro Rosso, Buemi é um dos favoritos à vaga. Sato foi muito bem, mas querem manter a porta aberta até alguém aparecer com uma grana para dar uma força pra equipe. Nota triste foi o acidente com Mark Webber, que quebrou a perna numa corrida de bike e deve atrasar a pré-temporada da Red Bull para o ano que vem.

Temporada da Superliga chega ao fim


Após seis rodadas duplas, disputadas nos principais autódromos da Europa, a Fórmula Superliga, que traz equipes associadas com os grandes times de futebol do planeta, chegou ao seu final nesse último domingo, com o titulo da equipe do Beijing Goan, da China, no carro pilotado pelo inglês Davide Rigon. Das equipes brasileiras, a melhor colocada foi o Corinthians, que ficou com a oitava posição na classificação final, inclusive com uma segunda colocação na última prova do campeonato, com o são-paulino Antonio Pizzonia tocando.


Crise Financeira vai chegar nas corridas?

Lendo o blog do Téo José, ele comenta sobre que a crise financeira já se abate sobre o esporte à motor nos EUA. Diz que mais de 10 equipes da Nascar (a Stock Americana) estão encontrando dificuldades para viabilizar a temporada. A própria F1 ficou apreensiva com a crise, já que um dos bancos que quebrou era dono de grande parte da ações da empresa que organiza a categoria. Aqui na Stock Brasileira, a preocupação de algumas equipes também é grande, já que a categoria demanda alto investimento e, para 2009, ainda tem que renovar sua frota de carros. Será que isso afetará o grid para 2009?

Aposta da Semana.

Nesse próximo domingo, mais duas categorias encerram suas temporadas em Interlagos: GT3 e a Formula 3 Sul-Americana. Minhas apostas vão para um favoritíssimo, que não tem muito como perder, e um piloto que, mesmo com pouca idade, já ganhou vários títulos aqui em São Paulo. Serão campeões Mattheis/Negrão na GT3 e Nelson Merlo na F3. Abraço e Boa semana!