sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

VISITANTE INDIGESTO - Por Rodrigo Curty

A primeira rodada do Campeonato Paulista foi indigesta para os times mandantes. Para se ter idéia, nas dez partidas realizadas, apenas as equipes do Paulista, Guarani e Santos não perderam seus jogos em casa. Os favoritos São Paulo e Corinthians, por exemplo, empataram em seus domínios contra Ituano e Barueri, respectivamente.

Análises dos times:

O Palmeiras novamente estreou bem, aliás o alviverde não perde a 14 anos em estréias no Paulistão. Mesmo sem ter uma grande atuação, o importante para o torcedor foram os três pontos. Cleiton Xavier, um dos reforços para a temporada foi o nome do gol salvador. A equipe deve melhorar e bem com a chegada de Keirrison e com a experiência de Edmilson. Amanhã, jogando em casa, o duelo será contra o Mogi Mirim, que estreou perdendo e que tem como estrela o meia Giovanni, ex Santos e Seleção Brasileira.

O São Paulo montou para 2009 uma equipe mais forte e teoricamente mais competitiva. Muricy, mesmo com o desastroso empate por um gol contra o Ituano, no Morumbi, avalia o futebol de uma forma diferente. Para o treinador com contrato renovado até o fim de 2010, o time jogou bem e vai incomodar no decorrer das partidas. A resposta já pode vir no clássico de domingo contra a Portuguesa, no Canindé.

Mesmo sendo derrotada por 1x0 para o Guarani, a Lusa mostrou um bom futebol. Destaque para o entrosamento do meio e ataque. O que falta para a equipe de Estevam Soares é a tranqüilidade na hora de decidir.

O badalado Corinthians também decepcionou seus torcedores que lotaram o Pacaembu. O resultado de 2x2 contra o Barueri só não foi pior, graças ao gol salvador de Jorge Henrique aos 43’ da etapa final e bela defesa, do goleiro René, após cabeçada de Souza, nos acréscimos. O Timão agora mede forças, no domingo contra o Bragantino que derrotou o Botafogo de Ribeirão Preto, por 4x2, em Ribeirão.

Já o Santos fez bem a lição de casa. Derrotou o Guaratinguetá por 2x0, com dois gols do artilheiro Kleber Pereira. Destaque para a boa atuação de Lúcio Flávio. Madson e Luizinho também estrearam bem, Roni decepcionou. No domingo o Peixe vai a Bauru encarar o Noroeste que foi derrotado pelo Paulista por 2x0, em Jundiaí.

Entre os chamados pequenos, destaque para o Mirassol, primeira equipe a se preparar para o Paulistão 2009 e que derrotou o Mogi Mirim por 2x0 e para o São Caetano que pelo mesmo placar venceu o Marilia no Bento de Abreu.

Jogos da segunda rodada:

Sábado:

Ituano x Guarani
São Caetano x Santo André
Ponte Preta x Paulista
Mirassol x Marília
Palmeiras x Mogi Mirim

Domingo:
Guaratinguetá x Botafogo-SP
Portuguesa x São Paulo
Bragantino x Corinthians
Noroeste x Santos
Barueri x Oeste

E nesse final de semana é a vez de mineiros e cariocas verem os seus times estrearem.

Bons jogos a todos!!