sexta-feira, 13 de março de 2009

BRASIL FAZ HISTÓRIA NAS QUADRAS - Por Rodrigo Curty

Longe de pensar que a crise mundial, seja uma desculpa para não se pagar em dia. Longe de colocar o coração no texto que vem a seguir. Longe de entender que o Brasil não pode voltar a ser forte também no basquete. Mas uma coisa é certa. Com amor, determinação, coragem e hombridade, nós podemos ir cada vez mais longe.
Foi dessa forma que o Clube de Regatas do Flamengo/Petrobrás, mas uma vez fez história e cravou o nome do Brasil nos torneios Internacionais. Dessa vez, pela Liga Sul-Americana de basquete. A conquista não poderia ser diferente. Mesmo jogando na cidade de Santiago Del Estero, Argentina, e com um ginásio lotado e fervendo, o time carioca mostrou toda a sua qualidade e técnica.

Diferente do ano passado quando perdeu para o Regatas Corrientes, também da Argentina, ontem a história tinha que ter um final feliz.

O rubro-negro chegou ao ginásio com um ótimo retrospecto na NBB, a nova liga brasileira de basquete. Em dez jogos conquistou nove vitórias. Mas ontem a cabeça estava mesmo na busca do título inédito. Mesmo com o absurdo de estarem há quatro meses com os salários atrasados, o Mengão mostrou força, vontade, e acima de tudo aplicação tática para derrotar o então invicto Quimsa por 98 a 96.
Foi uma partida muito nervosa, com alterações constantes no placar, e claro com a equipe carioca toda, sobretudo com Marcelinho, cestinha da partida com 41 pontos e Jefferson jogando muito.
Talvez a maior lição que agora fica para a diretoria do Flamengo, é que o time tem vergonha na cara, objetivos e acima de tudo um companheirismo muito forte.

LADO POSITIVO
O reflexo dessa conquista mexeu com os atletas do futebol. Muitos valorizaram a conquista e disseram, que isso, serve de exemplo para se ganhar algo e vencer as dificuldades. Mas cá entre nós, está mais do que na hora da diretoria ter vergonha na cara e honrar com as promessas que são feitas.

Os jogadores, por sua vez, devem também se valorizar e conversar com os empresários para buscar um novo lugar ao sol, caso contrário devem fazer o que fizeram os brilhantes jogadores de basquete. Esquecer e correr atrás de títulos e valorização profissional.
FUTURO
Quem sabe com essa conquista para o Brasil, as coisas realmente não tomem um rumo mais profissional, organizado, competitivo na nova NBB. Porque não pegarmos a Argentina como exemplo. Eles estão sempre nas finais e fazendo bonito nas competições. Vamos torcer para voltarmos logo ao topo. E parabéns ao Flamengo, que mais uma vez mostrou que a Instituição Flamengo é mais forte do que os que pensam que mandam lá dentro.

6 comentários:

  1. Parabéns Flamengo e vergonha na cara diretoria. O mal do Brasil são os times do Rio.

    abraço,
    Jorge

    ResponderExcluir
  2. Há tempos não passava por aqui. Saudades dos seus textos, que a cada dia estão melhores...

    Sorte para o Flamengo.

    Beijos

    Mari

    ResponderExcluir
  3. gostei daqui!
    um abraço Rodrigo!

    ResponderExcluir
  4. gostei daqui!
    um abraço Rodrigo!

    ResponderExcluir
  5. Mesmo com varios meses de salários atrasados os jogadores do basquete do flamengo mostraram acima de td amor ao esporte.

    A diretoria do clube rubro-negro precisa valorizar ainda mais esses verdadeiros profissionais.

    aproveito pra divulgar meu blog:

    O Blog Jornalismo Esportivo repercute a alteração na regra da F-1 que dará o título ao piloto com maior número de vitórias.

    www.esportejornalismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Curty,

    Parabéns ao Fla pelo título, mas eu gostaria de ver tanta comoção, festa e serpentina pro Título da Liga das Américas que o Brasilia ganhou.

    Parece que a imprensa (principalmente do estado do Rio de Janeiro , em que cito em especial as organizações Globo) descobriu que o basquete nacional existe somente depois deste titulo do CRF. (mesmo pagando parte da conta do NBB que terá o Fim de semana das estrelas apertado no domingo pra caber o EE)

    Abraço
    Guz

    ResponderExcluir