sexta-feira, 19 de junho de 2009

INGRATIDÃO PREVISÍVEL - Por Rodrigo Curty

A noite paulistana estava preparada para mais uma festa tricolor no Morumbi. A torcida, apesar da desconfiança com a equipe sempre vitoriosa e que hoje vive má fase até certo momento fez a sua parte apoiando. Talvez, porque do outro lado estava novamente o Cruzeiro, clube responsável por uma das melhores partidas apresentadas pelo São Paulo no ano, válida pelo Campeonato Brasileiro. Para quem não se lembra foi um 3x0 com direito a olé.

Mas os próprios são paulinos já deveriam lembrar que a Libertadores é um outro torneio. Se naquela ocasião o sempre contestado, na minha opinião injustamente Muricy Ramalho sacou peças importantes como Jorge Wágner e Hernanes do time e lançou Marlos, o melhor em campo, por que não repetir? Foi aí que entendo que ele tenha errado ontem ao tentar a mesma estratégia. O São Paulo se preocupou mais em não levar um gol do que fazer o que poderia ter lhe dado a classificação. Eu teria entrado com Dagoberto e com um dos dois jogadores citados acima. Seria o São Paulo previsível, mas também o que dá certo quando menos se imagina.

De qualquer forma, o fato é que o torcedor deve respeitar a decisão tomada pelo treinador, afinal, ele é que vive o dia a dia com os atletas, sabe do potencial e acima de tudo, no caso de Muricy é um estudioso do futebol. Antes de falar mais de Muricy, vamos ao lado vencedor.

O Cruzeiro entrou em campo brilhante taticamente. Mesmo com desfalques de Ramires, Athirson, Thiago Ribeiro e Fabrício, que acredito fariam bem mais falta do que o de seu adversário que não tinha Miranda, o time foi valente, unido e soube a hora certa de acreditar mais em si e respeitar menos. Foram inúmeras chances, mas o destino quis que o Cruzeiro não saísse com um placar elástico. Mas pode ter certeza que o placar de 2x0, sendo um golaço de Henrique e Kléber de penâlti não será esquecido tão cedo pelos cruzeirenses. Parábens Cruzeiro pela classificação. Agora é bom respeitar o Grêmio, clube no qual volta a enfrentar no torneio, após 12 anos, ano em que se tronou Bicampeão. Será que a história se repete? Vamos aguardar.

Já em relação ao São Paulo, o momento é de assimilar mais uma eliminação na competição por um time brasileiro e começar a saber e entender que perder faz parte do futebol. Desde 2006 a história se repete. Conseguiram a façanha - Internacional, Grêmio, Fluminense e agora Cruzeiro. O curioso é que entendo que a equipe em tese é mais forte que nos anos anteriores, mas não consegue mostrar isso.

Por isso, hoje a maioria dos dirigentes tricolores estudam a saída de seu comandante e de alguns atletas. Acreditam que o ciclo vitorioso de Muricy chegou ao fim. Cá entre nós, se tomarem essa decisão, sem dúvida serão mais prevíveis do que o próprio time e extremamente ingratos, ou seja, a culpa da derrota é sempre do treinador? O torcedor deve sim reclamar, mas também respeitar um pouco mais o trabalho e o profissionalismo de um verdadeiro são-paulino, mesmo que esse aparentemente não consiga extrair muita coisa de seus comandados que tudo leva a crer estão rachados e com picuinhas internas, será? A única coisa que arrisco dizer é que uma derrota para Corinthians domingo será a gota d'água.
Termino com uma sugestão ao tricolor - Se quiser se manter forte e exemplo para muitos clubes do Brasil é importante a direção são- paulina se preocupar menos com a estrutura da Copa de 2014 e pensar mais na equipe. Até a próxima!!

7 comentários:

  1. O torcedor são-paulino é muito coxinha. O time tem que saber perder e levantar a cabeça. O time está rachado e desrespeita o Muricy que segura muita onda.

    Força tricolor e fora críticos.
    Almir

    ResponderExcluir
  2. Time sem vergonha. Não consigo entender por que esse São Paulo não decola. Tem muita estrelinha no elenco. Volte logo os operários.

    Bjs,
    Raquel

    ResponderExcluir
  3. O torcedor do SP tem que parar de chorar e saber perder. O time é ridículo mesmo tendo um elenco melhor que nos anos anteriores. Isso realmente é curioso. Agora culpar Muricy pela bichisse do elenco,pode parar. Domingo a casa cai de vez, pois meu Timão vai atropelar.

    abraço e parabéns pelo blog,
    Arthur

    ResponderExcluir
  4. O Cruzeiro foi muito bom com o São Paulo. Poderia ter metido uns 4x0 fácil. parabéns celeste e abre o olho tricolor, pois esse ano as coisas serão diferentes.

    abraço,
    Paulo

    ResponderExcluir
  5. Como torcedor tricolor, estou totalmente decepcionado com a passividade dos jogadores em campo(pelo menos até a hora em que o cruzeiro fez 2x0 e que começamos a bater no Kléber. O que o Muricy tem na cabeça para escalar Eduardo Costa??? Foi a segunda decisão em casa no ano e a segunda que precisávamos de um gol, tomamos outro e morremos em campo. Queria também falar sobre meu desagrado em ver o Kléber ao invés de agradecer aos 2.500 cruzeirenses no Morumbi, prefere dedicar a vitória a torcida do Palmeiras...

    ResponderExcluir
  6. comentário de Gabriel

    ResponderExcluir
  7. Eu sinceramente acredito que o São Paulo deva mandar apenas uns três jogadores embora: Renato Silva, Júnior César e Eduardo Costa. O resto com vontade dá certo. Fora amendoeiros.

    abs,
    Luis

    ResponderExcluir