terça-feira, 27 de outubro de 2009

VIVA OS PONTOS CORRIDOS - Por Rodrigo Curty

O Campeonato Brasileiro deste ano está demais. Seja na parte de cima como na de baixo da tabela. Independente do nível técnico, a falta de muitos craques, esquemas defensivos, equipes burocráticas, porém eficientes, jogadores experientes fazendo a diferença, uma coisa é certa. O torneio de pontos corridos a cada ano empolga mais.

Para se ter idéia, esse formato está em sua sétima edição, e em nenhuma anterior o equilíbrio foi tão evidente. Na parte de cima, agora que faltam apenas sete rodadas, dificilmente alguém arriscaria o nome de quem será o campeão. Neste formato, o Brasil viu o São Paulo conquistar três títulos, e Cruzeiro, Santos e Corinthians uma vez.

Hoje a liderança ainda é do Palmeiras, isto, aliás, há 16 rodadas, mas agora o Verdão deve tomar cuidado, já que o segundo colocado, o Atlético MG que em algum momento também liderou o Brasileirão segue em desvantagem por apenas um ponto.

Se o problema do líder fosse apenas esse, mas logo atrás do Galo, equipes como São Paulo e Internacional somam 52 pontos e o ascendente Flamengo vem logo a seguir com 51, ou seja, apenas três pontos separam o primeiro do quinto lugar. Não custa reforçar que o Cruzeiro vem pelas beiradas, e com apenas seis pontos do líder sonha em dar uma de São Paulo, será? Relativamente os adversários são mais tranqüilos, porém o Mineirão não pode mais prejudicar a Raposa.

Agora o outro lado da moeda. Na zona de perigo, o desespero é maior para as duas equipes de Pernambuco e as duas do Rio de Janeiro. Se o campeonato terminasse hoje, os quatro estariam na Série B em 2010, mas por sorte, na parte de baixo também há muito equilíbrio. Arrisco dizer que até o Atlético PR com 39 pontos, o risco é iminente. O torcedor do Fluminense, atual lanterna, após as últimas rodadas até acredita que a equipe fique na elite no ano que vem já que são seis pontos que decidem a sua salvação momentânea, isso desde que a parte de cima também não vença.

Outra certeza que tenho é de que teremos muita emoção pela frente e surpresas podem surgir. Não me surpreenderia com um campeão ou salvação inesperada.

Para finalizar um dado curioso. No ano passado o Grêmio, então líder perdeu um título dado como certo, e não para quem estava a cinco pontos, mas para o São Paulo que tirou 11 pontos de vantagem e conquistou o Tri em edições de pontos corridos. É bom você torcedor não bobear e preparar o coração, e se por um acaso, o São Paulo conseguir levantar mais uma vez o caneco que as pessoas fortes do futebol não queiram mudar o que vem dando certo, mesmo eu sendo um apaixonado por torneios mata-mata.

6 comentários:

  1. Sem dúvida é complicado arriscar alguma coisa neste campeonato tantao na parte de cima como na de baixo da tabela.

    Mas gosto de correr riscos, por isso acredito no Flamengo campeão e em algum carioca fora da degola.

    abraço,
    Raul

    ResponderExcluir
  2. Vejo o Palmeiras apesar dos tropeços vencendo, pois quem tem Muricy vai longe.

    Beto

    ResponderExcluir
  3. Acredito que caiam Flu, Santo André, Nautico e Atlético Pr.e o campeão será o Inter.

    Luiz Carlos

    ResponderExcluir
  4. Este ano os cariocas serão lembrados com título e queda.Mas é bom para tirar a hegemonia de SP um pouco.

    Laerte

    ResponderExcluir
  5. Vâmo Flamengo, Vâmo Flamengo, vâmo ser campeão!!! Seria muito bom ver o rubro-negro arrancando esse caneco dos rivais paulistas.

    abraço,
    Bruno

    ResponderExcluir
  6. E já imaginava o Palmeira como Campeão antes mesmo do fim do campeonato (apesar de ser torcedora do Cruzeiro). Mas, com as surpresas que aconteceram nas últimas rodadas, eu não sei mais quem poderá ser o campeão de 2009. É literalmente esperar para ver! Ótimo texto Ro!

    ResponderExcluir