terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

EM BUSCA DA LIBERTADORES - Por Rodrigo Curty

E começa nesta semana a 22ª edição da Copa do Brasil.
Considerado o Campeonato mais democrático do país, o torneio é o caminho mais curto para se chegar a tão sonhada Libertadores da América.

Ao todo serão 64 equipes, em busca do título e do torneio Sul-Americano em 2011.
Neste ano, o torneio promete ser mais equilibrado, pois conta com equipes tradicionais como Vasco, Botafogo, Fluminense, Grêmio, Santos, Palmeiras e Atlético MG, entre outras. É difícil arriscar um palpite.

Mas tentarei ajudar você leitor a arriscar o seu. Tudo indica que times consagrados podem finalmente conquistar o inédito título da Copa do Brasil. É o caso de Santos, Vasco, Atlético MG,Botafogo, Goiás e Atlético PR, por exemplo.

Mas não pode dar sopa para o azar, afinal, mesmo sem contar com forças do futebol brasileiro como o São Paulo, Internacional, Corinthians, Flamengo e do maior vencedor do torneio o Cruzeiro, um time que deve ir longe é o Grêmio que deseja liderar sozinho como o maior campeão do Brasil.

O Campeonato no fundo é interessante, uma vez que faz com que surpresas roubem a cena. Times poucos conhecidos como o Assu(RN), Votoraty(SP), Ivinhema-MS, Cerâmica(RS), Naviraiense(MS), Lideral(MA), e tantos outros que podem surpreender e chegar longe.

Atualmente não tem como não se lembrar das zebras que foram bem na Copa do Brasil e chegaram ao título. Para se ter uma idéia, nas últimas sete disputas, equipes como Brasiliense, Santo André e Paulista foram campeãs. Isso sem falar do Sport, que levou a taça em 2008. Mas nesse ano, eu arrisco uma final tradicional como a do ano passado entre Corinthians e Internacional.

O motivo é simples. Estrelas como Robinho, Fred, Dodô, Kleber, Carlos Alberto, Diego Tardelli, entre outros, darão brilho ao torneio em equipes de maior porte, e que pela tabela somente mediriam forças à partir das quartas-de-final.

Vale reforçar que o sistema mata-mata acontece desde a primeira rodada. As equipes que forem derrotadas em casa por dois gols de vantagem não terão direito ao jogo de volta. Considerando o péssimo calendário e torneios paralelos à Copa do Brasil, apesar das condições precárias encontradas como estádio, gramado, estrutura de vestiário e pressão, é melhor não vacilar.

Outro fator que pode determinar o futuro dos finalistas é a janela européia no meio do ano. A briga por uma vaga na decisão - antes da pausa para a Copa do Mundo - está marcada para os dias 12 e 19 de maio, ou seja, jogadores como Robinho e Fred, por exemplo, podem dizer adeus.

Então confira os jogos da primeira rodada:

10/2 - quarta-feira
Sousa-PB x Vasco - 21h50m*

Corinthians-PR x Juventude - 16h

São Raimundo-PA x Botafogo - 22h

Vitória-ES x Bahia - 21h50m

Assu-RN x Atlético-GO - 22h

Flamengo-PI x Palmeiras - 21h50m

Potyguar CN-RN x Paysandu-PA - 22h

Vilhena-RO x Atlético-PR - 23h

São Domingos-SE x Sampaio Corrêa-MA - 22h

Lideral-MA x Ponte Preta-SP - 22h

Araguaia-MT x Grêmio - 19h30m

Votoraty-SP x Treze-PB - 16h

Tigres-RJ x Fortaleza - 21h50m

Cerâmica-RS x Paraná - 16h


24/2 - quarta-feira

ASA-AL x Nacional-AM - 22h

Picos-PI x Ceará - 21h50m

Ituiutaba-MG x Goiás - 21h

São José-AP x América-RN - 23h

Corinthians-AL x Vitória-BA - 21h50m

Ivinhema-MS x Náutico - 17h

América-AM x Santa Cruz-PE - 23h

Confiança-SE x Fluminense - 21h50m

Uberaba-MG x Londrina-PR - 21h

Roraima-RR x Portuguesa - 23h

Luverdense-MT x Coritiba - 22h

Ypiranga-RS x Avaí - 21h

Naviraiense-MS x Santos - 22h

São Mateus-ES x Remo - 21h

Guarani x Araguaína-TO - 21h

Juventus-AC x Atlético-MG - 21h50m

Chapecoense-SC x Brasileinse-DF - 21h

Brasília-DF x Sport - 21h50m

*horários de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário