quarta-feira, 3 de março de 2010

ETERNO CRAQUE BRASILEIRO - Por Rodrigo Curty

Hoje é uma data muito importante para os amantes do futebol, principalmente para os flamenguistas. Tudo porque neste dia 03 de março de 2010, o eterno craque rubro-negro Arthur Antunes Coimbra, o Zico completa mais um ano de vida.
O Galinho de Quintino comemora 57 anos de idade, e a cada ano é impossível, principalmente para os mais felizardos que viveram a época do craque nas tardes de domingo no Maracanã, não recordarem os grandes lances, gols e profissionalismo deste gênio brasileiro.

Isso é tão verdade, que até mesmo os torcedores de Vasco, Fluminense e Botafogo, entre outros, faziam questão de comparecer ao "Maior do Mundo" ou onde quer que o craque estivesse para ver sua fantástica maestria.

A carreira de Zico foi marcada mais pelo sucesso do que as decepções. O craque fez e faz escola por causa do exemplo que deixou para os mais novos. O eterno camisa 10 da Gávea sempre trabalhou duro, nunca se omitiu, e na carreira conviveu e muito com as seguidas contusões e violência dos adversários.

Hoje vale a pena lembrar dos belos gols, das glórias, das lições passadas em campo, da liderança e carreira deste craque que também será eternamente lembrado com a camisa da Seleção Brasileira. O eterno ídolo flamenguista busca se firmar no cargo de treinador, e sinceramente, alguém dúvida de sua capacidade? Para quem não sabe ou não acompanha, até o momento como treinador foram 276 jogos, com 161 vitórias, 58 empates e apenas 57 derrotas. Por isso tenho certeza que é questão de tempo para o Galo começar a ter as glórias também na parte de fora do campo.
Para refrescar a memória, aqui vão alguns números do Galinho de Quintino.

No Flamengo foram 732 partidas disputadas e 508 gols marcados, o que o coloca como o maior artilheiro da história do clube.

Entre as inesquecíveis conquistas estão a da Libertadores da América e o Mundial Interclubes, em 1981. Os Campeonatos Brasileiros de 1980, 82, 83 e 87). E os regionais divididos em Taça Guanabara em 1972,73, 78, 79, 80, 81, 82, 88 e 89, e a Taça Rio em 1972, 74, 78, 79, 79 (especial), 81 e 86.
Isso sem falar da Seleção Brasileira onde marcou 68 gols em 94 partidas, e disputou três Copas do Mundo. As de 1978,1982 e 1986.
PARABÉNS ZICO!!!

5 comentários:

  1. Esta sem dúvida é uma justa homenagem. Grande exemplo dentro e fora das quatro linhas.

    abraço,
    Edu

    ResponderExcluir
  2. Sou apaixonada por esse craque. Realmente um exemplo de ser humano. Saudades de craques como Zico. Parabéns Galo!!

    Elisa

    ResponderExcluir
  3. Grande Zico!! Saudades das tardes de domingo. Dava gosto ver este craque jogar.

    abraço,
    Léo

    ResponderExcluir
  4. Me recordo do grande meio de campo do Flamengo na década de 80, qdo Zico era o maestro. Ao lado tinha outros craques como Andrade, Junior, Adílio, Lico, Julio Cesar, Tita e por aí vai.

    Parabéns Zico!!

    André

    ResponderExcluir
  5. Justa homenagem Rodrigo. Este é sem dúvida um dos maiores craques mundiais.

    abraço,
    Renato

    ResponderExcluir