sexta-feira, 23 de abril de 2010

HORA DA VERDADE - Por Rodrigo Curty

A primeira fase da Copa Libertadores chegou ao fim. Ontem, foram conhecidas as 14 equipes classificadas juntamente com os mexicanos do San José e Chivas Guadalajara que foram beneficiadas, por causa do problema do vírus H1N1 que atingiu o país em 2009. Agora é a hora da verdade no torneio. Quem perder ficará pelo caminho.
Os times brasileiros seguem firme atrás do título que não vem desde 2006 com o Internacional. O problema é que agora não dá mais pra cometer os erros da fase inicial, e muito menos das edições anteriores quando cairam de forma inesperada.

O Corinthians conseguiu fechar a fase com 16 pontos, e terminou como a melhor equipe do torneio. Desta forma, enquanto permanecer na competição, o Timão terá o direito a decidir todos os mata-matas em casa.

O primeiro, será contra o pior colocado da fase inicial. Trata-se do Flamengo, que não passa por um bom momento, e tem que administrar as crises internas se quiser seguir na briga.
O duelo marcará um time paulista que sonha em quebrar alguns tabus, como o de eliminar equipes brasileiras que aparecem, no caminho (perdeu duas vezes para Palmeiras e uma para o Grêmio) e o de conquistar o inédito torneio continental. Já o rubro-negro, pensa antes de mais nada passar das quartas-de-final, já que as últimas participações foram decepcionantes.

O Cruzeiro terá uma pedreira pela frente. A Raposa medirá forças contra o tradicional Nacional(Uru), que decidirá a vaga em casa. Por isso, a ordem é fazer o resultado no Mineirão e evitar as expulsões.

O Internacional se salvou de um confronto contra os mineiros, graças ao gol no último segundo de Giuliano contra o Deportivo Quito(Equ). Agora o Colorado encara o Banfield, que mesmo sendo argentino não deve complicar. Mas é bom respeitar.

Já o São Paulo, relativamente se deu bem. O tricolor terá como adversário o Universitário(PER), e se conseguir um bom resultado fora, passa sem problemas no Morumbi. A questão na equipe porém, é o controle das vaidades e as seguidas invenções de Ricardo Gomes.

Confira os outros confrontos das oitavas-de-final.

Veléz Sarsfield(Arg) x Chivas(Mex)

Libertad(Par) x Once Caldas(Col)

Estudiantes (Arg) x San Luis(Mex)

Universid de Chile x Alianza Lima(Per)

Boa sorte ao Brasil!!