terça-feira, 11 de maio de 2010

SEM ESPAÇOS PARA PECADORES - Por Rodrigo Curty

E finalmente foi conhecida a equipe que representará o Brasil na Copa da África do Sul.
Diferente do que muitos pensavam, a relação dos convocados de Dunga praticamente foi a que era esperada. Mas o que me surpreendeu foram as ausência do goleiro Victor(Gre), Adriano(Fla),Miranda(SP), Tardelli(Atl.MG), e a confirmação das presenças de Doni(Roma) e Grafite(Wolfsbrug).
Em relação a Ganso, Neymar e Ronaldinho Gaúcho, sinceramente eu acreditava na ida de pelo menos um deles, porém com o trabalho que Dunga vinha realizando e o comprometimento que tanto preza não poderia dar brecha na reta final. Tudo bem que sempre se falou em levar os melhores, algo impossível de acreditar que tenha sido feito, uma vez que muitos dos que representarão o país mal são titulares em suas equipes.
Concordo, porém com o treinador que honra com a palavra e banca aqueles que quando mais ele precisou roeu o osso sem reclamar. Caso, por exemplo de Josué, Gilberto Silva, Elano, Julio Batista e Felipe Melo. Na minha seleção, se muito levaria apenas um destes nomes, mas não sou o técnico e muito menos convivi o dia a dia dos mesmos junto a Seleção.
De qualquer forma como brasileiro fervoroso que sou, claro que não abrirei mão da torcida. Às vezes é melhor ter um monte de "cabeça-de-bagre", do que "estrelas" que se ofuscam na hora "H". Vale lembrar 94, quando os burocráticos de Parreira calaram a Nação, apesar de um título discutível até hoje, como foi o da França em 1998.
Será duro ver um time que dependerá exclusivamente de um meio composto por três volantes e apenas um criador, Kaká. Este por sinal, precisará estar 100% e rezar pra não se contundir, pois sem um substituto à altura, será duro de torcer.
Tudo bem que o problema de levar alguém que poderia conturbar o ambiente faz diferença, caso de Ronaldinho e Adriano, mas o que falar de Robinho que quando precisa, muito das vezes leva as coisas na brincadeira?
Por sorte desta seleção lá atrás terá uma baita zaga e um cara durão e grande líder de nome Lúcio. E junto com Júlio Cesar e Juan, fora Maicon e provavelmente Gilberto dê a segurança que os volantes Gilberto Silva, Felipe Mello e Elano necessitem para ajudar Kaká a consagrar a dupla Luis Fabiano e Robinho.
Uma Seleção não se faz do dia pra noite. Tem que ter coerência, mas nem sempre ser justo, pois a justiça em uma Copa do Mundo pode custar caro. Acredito no Brasil, mas gostaria de ver espetáculo ao invés de um futebol burocrático e de resultado.
Vamos aos convocados:
Goleiros: Julio Cesar, Gomes e Doni
Laterais: Maicon, Daniel Alves, Gilberto e Michel Bastos
Zagueiros: Juan, Lucio, Luisão e Thiago Silva
Volantes: Gilberto Silva, Josué, Elano, Kleberson, Felipe Melo, Ramires
Meias: Kaká, Julio Batista
Atacantes: Luis Fabiano, Robinho, Nilmar e Grafite
PS: Dunga convocou os 23 preferidos, mas também chamou mais sete jogadores para cobrir qualquer eventualidade. São eles: Paulo Henrique Ganso(Santos), Sandro(Inter RS), Ronaldinho Gaúcho(Milan), Alex(Chelsea), Marcelo(Real Madrid), Carlos Eduardo (Hoffenhem) Tardelli(Atl.MG)
Por fim, monto sem pensar muito em uma Seleção local, já que a nossa contará apenas com três que atuam no país(Kleberson, Gilberto e Robinho). E entendo que tranquilamente também nos representariam bem na África do Sul.
Goleiros: Victor, Bruno e Rogério Ceni ou Marcos
Laterais: Léo Moura, Jonathan, Roberto Carlos e Juan
Zagueiros: Chicão, Willian, Miranda e Alex Silva
Volantes: Elias, Pierre, Sandro e Hernanes
Meias: Cleiton Xavier, Ganso, Carlos Alberto e Douglas
Atacantes: Adriano, Kléber, Tardelli, Fred e Neymar
Boa sorte Brasil!!