terça-feira, 8 de junho de 2010

A COPA PARA ARRUMAR A CASA - Por Rodrigo Curty

O Campeonato Brasileiro, por causa da Copa do Mundo que se inicia nesta próxima sexta-feira está de recesso. Para aproveitar esse período de "férias", as equipes fazem seus planejamentos de acordo com a necessidade para deixar a casa arrumada. Vamos saber o que rola com algumas das principais equipes do país.
No Rio de Janeiro, o Flamengo quer aproveitar o recesso para se reforçar. A diretoria deve apresentar em breve novidades na equipe. Fala-se em Riquelme, Correa e um atacante, que pode ser Deivid ou Rafael Sóbis. Fora isso o nome do técnico Felipão foi sondado.

Já o Fluminense tenta repatriar o atacante Emerson, ex Flamengo que atua no Al Ain,dos Emirados Árabes. O presidente do patrocinador do Tricolor, Celso Barros, se reuniu com o empresário do atacante, Reinaldo Pitta, e tudo indica que a negociação do atleta, de 31 anos, está bem encaminhada. Deco e Valencia também podem aparecer nas Laranjeiras.

No Botafogo, as férias podem ser um inimigo para os atletas. Joel Santana admitiu que jogador que engordar no recesso terá que comer folha e treinar em período integral.

Já em relação ao Vasco, a ordem é se reforçar para não correr o risco de voltar a Série B. Com a ausência de gols da equipe, a solução pode ser resolvida em breve. A diretoria cruzmaltina praticamente definiu a contratação de Washington, do São Paulo. A equipe aos poucos perde seus atacantes. Geovane Maranhão e Robinho já saíram. Rodrigo Pimpão, está fora dos planos, e deve ser emprestado ao Bahia. Elton, com um problema no joelho direito, ficará cerca de um mês afastado dos gramados. E Dodô foi dispensado. Já Nunes, contratado junto ao Santo André, ainda se recupera de lesão na coxa.
No Rio Grande do Sul, Grêmio e Internacional buscam melhorias antes do retorno ao Brasileirão. Os dois clubes devem anunciar contratações e recuperar jogadores lesionados. O Grêmio também fará um amistoso durante a Copa. O tricolor enfrentará o Nacional (URU) em Rivera. A expectativa é pela volta de Borges e Mario Fernandes a equipe. Quem chegou ao Grêmio foi o lateral-esquerdo Uendel, já para o ataque o nome mais cotado é o de Éder Luiz, hoje no futebol português que também interessa ao Vasco.

O Colorado deve anunciar em breve seu novo treinador e dispensar e trazer reforços visando também a grande semifinal da Libertadores contra o São Paulo. Vale lembrar que Renan e Tinga já chegaram. Ainda pela região sul, no Paraná, o Atlético PR quer aproveitar o recesso para trabalhar um melhor esquema. O técnico Paulo Cesar Carpegianni espera conhecer melhor o grupo para não lutar apenas pela permanência na elite. Em Florianópolis, o Avaí não para durante a Copa. O Leão da Ilha jogará a Copa Santa Catarina.
Em Minas, o Atlético MG que até a volta do Brasileirão dormirá na zona de rebaixamento busca reforços. O primeiro a chegar foi o goleiro Fábio Costa emprestado junto ao Santos até o fim de 2011. A novidade para o segundo são os retornos de Serginho e Obina.

O Cruzeiro busca reforços e fechou com Cuca para treinador. Guerron e Fernadinho foram liberados, já o atacante Farias, do Porto pode ser anunciado em breve, uma vez que Kleber se transferiu para o Palmeiras. O clube fará uma excursão nos Estados Unidos, onde serão realizados dois amistosos. O primeiro contra o New England Revolution, no dia 13, em Boston, e depois contra o Red Bull, em New Jersey, no dia 16.
Pelo Nordeste e Centro Oeste, o Vitoria da Bahia jogará o Nordestão e a diretoria deu folga para dez atletas. Todos eles se reapresentarão no CT Manoel Pontes Tanajura apenas no dia 14 de junho. A equipe estreia amanhã contra o CRB, em Alagoas. O Ceará espera voltar após a Copa com a mesma determinação e empenho. O time levou apenas um gol em sete partidas e confia no planejamento e na humildade para não perder o ritmo.

Já na dupla Goiana, O Goiás do técnico Emerson Leão não se incomoda com a paralisação para a Copa do Mundo. O time vem de três vitorias seguidas, mas acredita que pode incomodar mais. O Atlético GO está feliz com o primeiro triunfo após 24 anos longe da Série A. Agora Geninho espera reencontrar o bom momento vivido na Copa do Brasil.
Nos clubes paulistas o Guarani aproveita o recesso para trabalhar e manter os pés no chão. A equipe está entre as melhores equipes do certame e acredita em vôos maiores. O Gremio Prudente resolveu dar folga para a comissão técnica e jogadores. A reapresentação e retorno aos trabalhos está marcado para o dia 16 de junho.

Entre os considerados grandes, o Santos se despediu de dois de seus ídolos. O goleiro Fábio Costa e o meia Giovanni. Ambos, porém não terão uma despedida oficial. Fora das quatro linhas, o meia Paulo Henrique Ganso é sondado por times europeus, entre eles o do Real Madrid. Outro que pode sair é o volante Wesley. Já o Corinthians teve seu melhor início de Campeonato Brasileiro em 11 anos. Desde 1999, quando a equipe venceu seus sete primeiros jogos e somou 21 pontos, é o melhor aproveitamento do time em um início de campeonato. Atualmente com 17 pontos (80,9% de aproveitamento) a liderança está garantida até a volta após a Copa do Mundo.
Mas o corintiano que gosta de números deve se preocupar. No período entre 99 e 2010, o melhor início do Timão foi em 2007, ano em que a equipe foi rebaixada.

No Morumbi, a preocupação do São Paulo é com a sina de ser vice campeão da Libertadores sempre que tem a paralisação para Copa do Mundo. Foi assim em 74, 94 e 2006. Outra preocupação é com a provável saída de jogadores do atual elenco como Cleber Santana, Washington e Leo Lima. Caso isso ocorra, Ricardo Gomes afirmou que pedirá reforços. O elenco ganhou um merecido descanso de dez dias.

No Palmeiras a novidade de momento é o retorno do atacante Kleber. A diretoria ainda busca um treinador, que pode ser Felipão, e mais jogadores para voltar forte após Mundial. Com um elenco reduzido e poucas peças para reposição, os jogadores considerados titulares do Verdão atuaram praticamente em todos os jogos da equipe neste ano. Por conta disso, a diretoria palestrina deu folga de dez dias para todo o elenco, que somente voltam às atividades no clube no próximo dia 17.


Nenhum comentário:

Postar um comentário