sexta-feira, 11 de junho de 2010

UMA HISTÓRICA COPA - Por Rodrigo Curty

E hoje estreou a primeira Copa na África do Sul. A edição de número 19 promete ser histórica. Serão 31 dias de euforia, de problemas sendo encobertos e a expectativa do povo africano quem sabe, após o evento ter uma melhor condição de vida e se auto desenvolver.
A primeira partida terminou empatada. Os Bafana Bafana fizeram uma linda festa, mas se decepcionaram ao ver a equipe da África do Sul ceder o empate ao México, quando jogava melhor e já poderia ter decidido o jogo. O placar de 1x1, porém, deixa a impressão de que Carlos Alberto Parreira conseguiu mexer com o brio de seus jogadores, que antes da entrada ao palco do Soccer City Stadium, dançaram, comoveram e emocionaram o mundo que torce antes de mais nada pela paz mundial.
A Copa tem as suas mais variadas curiosidades. Por exemplo, desde sua primeira edição, em 1930, no Uruguai, nunca uma equipe Sulamericana ou Européia deixou de triunfar. Na primeira deu Uruguai, na última Itália. O mais curioso é que desde 1962, quando o Brasil conquistou o Bi-campeonato, cada conquista da Copa é intercalada pelos dois continentes.
A torcida é para o Brasil consiga o hexa, apesar de que em cada dez torcedores, oito não levasse a Seleção que nos representará na África. Mas eu te falo porque vale a pena a sua torcida mesmo que você não faça parte dos dois que torcem pela equipe do Dunga.
O Brasil conquistou a Copa de 62 e 70. Depois o campeão sulamericano foi a Argentina em 78 e 86. Para não deixar barato o Brasil voltou a levantar o caneco em 1994 e em 2002. Percebeu? Não? Brasil e Argentina foram os únicos países da América do Sul a conseguir o triunfo, após 62.
E de lá pra cá, sempre tem a sequência de dois títulos para cada. Desta forma, se seguir a risca, os nossos queridos hermanos levam a taça Fifa para casa na África e depois no Brasil, você já pensou nisso?Outro detalhe é que antes de 94, o Brasil estava na fila há 24 anos, o mesmo tempo que a Argentina tem atualmente de jejum.
É aguardar para ver, pois nesta Copa aposto na ordem em Argentina, Alemanha, Brasil, Inglaterra e Holanda. Mas respeito a camisa da Itália e não me surpreenderia se a tão badalada Espanha, desde que tenha humildade e jogue cada jogo como uma decisão leve o inédito título para Madrid.
Faça a sua aposta, a Copa já começou, e torça com amor, respeito e se possível sem a vuvuzela!

7 comentários:

  1. Como sempre, um ótimo texto e análise. Esta Copa deve dar uma surpresa inesperada pela tradição como Espanha ou Holanda, mas independente dos números aposto nos argentinos.

    Luis

    ResponderExcluir
  2. A África merceia melhor sorte na estreia. Jogou mais, foi prejudicada e mostrou que futebol é mesmo competência e não merecimento.

    Claudio

    ResponderExcluir
  3. O Parreira teve um azar de não conseguir a sua primeira vitória na Copa com outra seleção que não a do Brasil.

    André

    ResponderExcluir
  4. Vai Africa!!! Pra cima deles!!
    Rui

    ResponderExcluir
  5. Acredito na classificação da equipe de Parreira, mas nas oitavas dificilmente passa, apesar que futebol é no campo.

    Marcelo

    ResponderExcluir
  6. A Copa começou bem interessante, e sem o medo de vencer de Africa e México, pena que faltaram mais gols.

    Paulo Henrique

    ResponderExcluir
  7. Bafanas Bafanas neles!! Os caras merecem passar pela alegria e situação do país.

    Jaime

    ResponderExcluir