quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

SONHO ADIADO - Por Rodrigo Curty

E lá se foi mais uma oportunidade do Corinthians conquistar finalmente à Libertadores da América. Em sua nona participação na competição, um vexame histórico. A equipe de Parque São Jorge caiu diante do Deportes Tolima(COL) na pré-Libertadores. Anteriormente nunca uma equipe brasileira saiu da disputa antes da fase de Grupos. A eliminação parecia mesmo evidente. Na primeira partida, no Pacaembu o empate sem gols pode ter sido determinante, mas um time que tecnicamente é bem melhor que o outro deveria fazer a diferença fora de casa.
Porém, o que se viu, na Colômbia foi um Corinthians covarde, sem ligação do meio com o ataque e com os três volantes - Ralf, Jucilei e Paulinho, este que substituiu Bruno César, barrado por Tite levando bola e bola nas costas. Hoje os torcedores já têm os seus culpados. O principal alvo dos alvinegros é o treinador, que até então não havia perdido nenhum jogo à frente da equipe, mas que todo jogo prefere não correr o risco de perder. O time que tem medo de perder, muita das vezes não tem a vontade de ganhar, e sem vontade de ganhar, jamais chegará em algum objetivo.
O corinthiano precisa entender que esta obsessão pelo torneio Internacional não é positiva. Precisa entender que as coisas ocorrerão naturalmente. Foi assim também antes de conquistar o primeiro título nacional em 1990. Hoje já possuem quatro, mesmo um sendo de forma contestada. Entre outras conquistas, o Timão também possui três títulos da Copa do Brasil e um Mundial de Clubes.
Eu penso que a tradição deste clube centénario não deva se apagar por derrotas vergonhosas na Libertadores. Deve-se na verdade aprender com elas. Foi assim em 1999, quando eliminado nas quartas de final para o rival Palmeiras, muitos assim como nos dias atuais pensaram que o ano havia terminado, mas o que se viu foi uma equipe vibrante, e que viria a conquistar o Brasileiro daquele ano.
Agora é aguardar pra ver como serão juntados os cacos, a auto-estima, e o novo foco do clube nesta temporada, que diga-se de passagem com violência e baderna não chegará ao sucesso e sim ao fundo do poço.
Em tempo, outro brasileiro que lutava para entrar na fase de Grupos do torneio Internacional conseguiu o objetivo. Depois de um empate por 2x2, no Uruguai contra o Liverpool, o Grêmio fez a lição de casa e atropelou pelo placar de 3x1, no estádio Olímpico. Agora o tricolor gaúcho terá pela frente León de Huánuco (PER), Oriente Petrolero (BOL) e Junior (COL).
Até a próxima!!

11 comentários:

  1. Excelente análise. É bem por aí mesmo. O time foi covarde, sem vibração e sem treinador.

    abraço,
    Julio

    ResponderExcluir
  2. lamentável esta eliminação precoce. O time não teve garra e respeito pelas tradicões do clube.

    abraço,
    Luis

    ResponderExcluir
  3. hoje o dia será de piada de todos os outros torcedores, mas td bem, nada como um dia após o outro. Gozem mesmo, mas cuidado por que o pau é dos outros.

    abraço,
    Roberto

    ResponderExcluir
  4. Rodrigaaaaasso !!!

    Estou triste (tenho certeza q vc sabe disso!) mas mais do que trsite estou decepcionado com um time apático, sem vibração, sem raça... Esse NÃO é o meu Corinthians !

    Com relação aos culpados, acredito que todos são: Diretoria que tem seus méritos mas também tem muitos erros, treinador que NÃO sabe escalar um time, deixando 3 meias de ligação no banco enquanto o time não tinha meio campo, e também culpa dos jogadores, principalmente os mais experientes, como Ronaldo, Roberto Carlos, Danilo, que deveriam honrar o manto sagrado que vestem.

    Já vi meu time ficar 23 anos na fila.... Já vi meu time ser rebaixado prá segunda divisão (nesse dia vc estava ao meu lado!) e nem ppor isso deixei de AMÁ-LO !

    Quando o Papa morre, a gente não muda de religião !

    Portanto, sou Corinthians até a morte !

    Abs,

    ResponderExcluir
  5. Ontem eu fiquei muito triste com a eliminação precoce, porém feliz ao mesmo tempo, pois pelo menos agora a diretoria deve ter vergonha na cara e dar uma demandada nos fdp que não estão a fim de jogar.

    Silvio

    ResponderExcluir
  6. Estou sem palavras. Fiquei muito feliz com mais esta eliminação. Baixa a bola corinthianada, respeite seus limites e foque no paulistinha haha.

    abraço,
    Emerson

    ResponderExcluir
  7. Chora gambazada!! E guarde a energia por que ainda falta o Paulista e o Brasileiro pra aguentarem as gozações.

    abraço,
    Bernardo

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente, como Corinthiana senti nojo do meu time, falta de garra, falta de vontade, falta de vergonha na cara.. Isso é desrespeito com a nação que torce vibra, canta e só falta entrar em campo para incentivar o time. Queria não ser tão fanática para não me frustrar tanto...
    Agora é bola pra frente, cabeça erguida e tentar buscar ainda o que nos resta.. Vergonha?? Sim, mas nada como o tempo para apagar tudo isso e se um dia o Corinthians quiser ganhar a libertadores terá que esquecer o orgulho e a vaidade e entrar em campo com sede de gols.

    Eu nunca vou te abandonar porque eu te amo, eu sou CORINTHIANS.

    Beijos
    Lorayne

    ResponderExcluir
  9. Vergonha, vergonha e vergonha!! Agora é melhor reduzir os custos e pensar na reestruturação de jogadores com a cara da equipe. Fora Tite!!

    abraço,
    Claudio

    ResponderExcluir
  10. Concordo com você, parece bobagem, mas é preciso ter espírito de Libertadores e isso só se conquista com o tempo. O Corinthians não tem tradiçoes em competições internacionais e a cada eliminação isso se comprova.

    ResponderExcluir
  11. TORINDO!

    Sempre podemos esperar 2 coisas nessa vida; o tapa da dona florinda na cara do seu madruga e um papelao divertido do corinthians na libertadores

    Ademir Pereira

    ResponderExcluir