quinta-feira, 26 de maio de 2011

QUERO SER GRANDE - Por Rodrigo Curty

E falta pouco para mais uma edição da Copa do Brasil chegar ao fim. Após um início com 64 equipes, agora sobraram apenas duas. Vasco e Coritiba. Os dois últimos campeões da Série B vão decidir à partir da próxima 4ªf, quem será o primeiro representante brasileiro na Libertadores da América 2012.

O primeiro garantiu presença na final com uma vitória de 2x0 sobre o Avaí. Fora o baile. Chega em sua segunda final neste torneio. Na primeira vez foi derrotado pelo Flamengo(2006). O segundo venceu com um magro 1x0 o enjoado time do Ceará e chega pela primeira vez a final.

Pela campanha dos finalistas, eu não arriscaria um favorito, mas o que é certo afirmar é que o título será inédito para ambos. Outro fator importante a ser ressaltado é que tanto Vasco como Coritiba precisam honrar o rótulo de grandes equipes do futebol brasileiro. Ninguém discute esta grandeza, mas a ausência de títulos, com exeção da Série B, incomoda os torcedores.

O tetracampeão brasileiro Vasco, por exemplo, não levanta uma taça desde a final do carioca de 2003. O último título nacional na Elite foi em 2000. Já o Coxa domina o Estado do Paraná. Mas o atual bicampeão regional, porém, na última década foi rebaixado à Série B, em duas oportunidades, enquanto seu maior rival o Atlético PR ganhava mais respeito no cenário nacional.

Faça a sua aposta. Quem leva a melhor. O time carioca de Ricardo Gomes, e dos experientes Fernando Prass, Felipe, Diego Souza, Alecssandro e da ótima zaga formada por Anderson Martins e Dedê ou o Coritiba que neste ano alcançou a histórica marca de 24 vitórias seguidas, e tem a experiência de Edson Bastos, Léo Gago, Marcos Aurélio(machucado), Anderson Aquino e revelações como Davi e Lucas?

A CBF que ainda fará o sorteio de quem joga a primeira em casa. O Vasco leva vantagem se decidir fora, afinal foi bem ontem e anteriormente contra o Atlético PR. Já o Coxa vai melhor em casa do que fora, logo a primeira partida pode fazer toda a diferença.

Até a próxima!

9 comentários:

  1. Final justa pelo que ambas as equipes fizeram. Aposto no Coxa, desde que jogue a final em casa, mesmo o Vasco sendo melhor neste quesito.

    Grande final.

    abraço,
    Luiz

    ResponderExcluir
  2. Acredito no Vasco atropelando o Coritiba. Muita valorização por este que está longe das tradições dos verdadeiros grandes do futebol brasileiro.

    Anselmo

    ResponderExcluir
  3. Eu vejo o Coxa com uma vantagem. O Vasco sempre é vice rsrsrs

    Lauro

    ResponderExcluir
  4. O tabu um dia acaba, mas concordo com o Lauro. Apesar de não ser contra o Flamengo, os vascaínos vão tremer, ainda mais se a 1ª for em São Januário.

    Cesar

    ResponderExcluir
  5. Tanto faz quem será o vencedor, qualquer um dos dois não terão sucesso no Brasileiro e muitos menos na Libertadores, isso caso não contratem jogadores.

    Abraço,
    Luciano

    ResponderExcluir
  6. Aposto no Vasco nas duas partidas. Empate em casa e vitória fora, só pra variar.

    Beto

    ResponderExcluir
  7. Que vença o melhor, mas vou torcer pelos curitibanos, pois o Rio já ganhou os dois últimos brasileiros. É bom mudar um pouco.

    abraço,
    Flávio

    ResponderExcluir
  8. Não torço para o Vasco, mas prefiro o Rio campeão do que Curitiba. os caras se acham demais.

    Vinicius

    ResponderExcluir
  9. Pra mim tanto faz como tanto fez, o meu time ficou fora. Vença o melhor.

    Carlos

    ResponderExcluir