quarta-feira, 28 de novembro de 2012

PARA COMPROVAR A SOBERANIA - Por Rodrigo Curty

E hoje saí o primeiro finalista da Copa Sul-Americana de futebol. No Morumbi, o São Paulo recebe o Universid Católica, do Chile. Um empate sem gols dá ao tricolor a passagem às finais do torneio. Um empate de 1x1, a decisão será levada para as penalidades. Já empate por dois gols ou mais de diferenças, quem passa adiante são os chilenos.
Independente do que venha a acontecer na partida desta noite, o fato é que o São Paulo pretende voltar a ter a soberania dos tempos de Muricy Ramalho. E longe de comparar as equipes e gestão, o números não mentem, principalmente na questão de favoritismo. Nas últimas doze partidas no Morumbi foram oito vitórias e quatro empates. 
Claro que sabemos que tabu existe para ser quebrado, mas particulamente penso que o único que deve ser quebrado nesta noite é a do tricolor chegar a uma final, após longos seis anos. Isso mesmo, a última vez que isso aconteceu foi em 2006, quando a equipe brasileira foi derrotada pelo Boca Jrs, na final da Recopa Sul-Americana.
Ney Franco contará com força máxima para encantar os mais de 62 mil pessoas que são esperadas no estádio. O Católica, por sua vez quer apagar a última vez que teve que decidir uma importante partida com os tricolores. A final da Libertadores de 1993, quando foi massacrado por 5x1, e que determinou o Bi-campeonato da era Telê Santana.
Os tempos são outros, os ídolos também, mas Rogério Ceni se fizer o seu papel bem feito, que é o de não ser vazado e Luis Fabiano o de matador, é possível acreditar, mesmo com as suas limitações, que o tricolor possa sim voltar a ser chamado pelos seus torcedores de soberano, mas é bom que se diga, que respeitar é bom e ter os pés no chão mais ainda
Vamos aguardar para ver se a equipe será humilde e entender até aonde vai sua força ou se vai sentir uma possível pressão, em caso de reverso. O certo mesmo para a torcida são-paulina é o fato de sua equipe já estar garantida na Pré-Libertadores de 2013, mas é melhor vencer este torneio do que contar com duas partidas que podem trazer graves consequências, em caso de derrota.
Na outra semifinal, o Tigre, da Argentina encara o Millonarios, da Colômbia. Acredito que a enjoada equipe colombiana consiga o feito,mas levar gol em Bogotá, poderá ser determinante, ainda mais por ser tratar de uma equipe argentina. Faça a sua aposta.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário