terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O PODER DE FELIPÃO - Por Rodrigo Curty

E foi dada a largada de Luiz Felipe Scolari à frente da Seleção Brasileira de Futebol. O treinador responsável por comandar a última equipe brasileira campeã do mundo fez sua primeira convocação nesta tarde.
A lista foi repleta de surpresas, velhos conhecidos e com o objetivo de formar desde já a "tal" família Felipão. O pentacampeão mundial tem todo o direito em suas escolhas, mesmo porque aparentemente ele levará quem bem entender, e não o que mandarem, será?
O time é experiente e pode sim dar um "caldo" e desenvolver um conjunto e bom futebol.
Se analisarmos friamente a lista, é bem provável que o treinador tenha definitivamente carta branca.
Uma das ideias de Felipão é aproveitar e bem o ano de 2013, uma vez que a expectativa é de ter pela frente cerca de 10 partidas. A base provavelmente será formada com jogadores que atuam fora do país, porém com a volta e permanência de importantes peças, a mescla é um caminho viável.
O treinador, apesar de teoricamente inventar ao trazer alguns nomes de desconhecimento do torcedor, como por exemplo, o zagueiro Dante(Bayern Munique) ou até mesmo os esquecidos por Mano Menezes, o seu antecessor, talvez tenha em mente manter os jogadores "obedientes" dentro e fora de campo e de importância tática, experiência e que sirvam de coringas.
Assim, Júlio César, Ronaldinho Gaúcho e Luis Fabiano devem formar a espinha dorsal. Na defesa, as escolhas não foram tão ruins. Filipe Luis, do Atlético Madri ganha nova oportunidade, assim como Leandro Castán(Roma) e Miranda(Atl.Madri). David Luiz(Chelsea) segue firme na titularidade.
No meio, destaque para as convocações dos volantes Arouca(Santos) e Hernanes(Lazio), e do armador Ronaldinho Gaúcho(Atl.MG).
No ataque, cinco habilidosos e "matadores": Neymar(Santos), Fred(Fluminense), Luis Fabiano(São Paulo), Hulk(Zenit) e Lucas(PSG).
É aguardar para ver o que vai dar . É torcer para que os novos responsáveis resgatem a alegria do futebol brasileiro, algo esquecido, seja pelas desconfianças dos comandantes da CBF, pelas cartas marcadas, ou simplesmente por valer há um bom tempo valer muito mais torcer para o time de coração.
O primeiro teste será na Inglaterra, dia 6 de fevereiro, no estádio de Wembley, em Londres, contra a Seleção Inglesa. Será a reestreia de Felipão, e a estreia de novas caras com a camisa amarela. 
Lista de convocados:
Goleiros: Julio Cesar - QPR (ING)
Diego Alves - Valencia (ESP)
Laterais:
Daniel Alves- Barcelona (ESP)
Adriano - Barcelona (ESP)
Filipe Luís - Atlético de Madri (ESP)
Zagueiros:
David Luiz - Chelsea (ING)
Leandro Castán - Roma (ITA)
Dante - Bayern de Munique (ALE)
Miranda - Atlético de Madri (ESP)
Volantes:
Paulinho - Corinthians
Ramires - Chelsea (ING)
Arouca - Santos
Meias:
Ronaldinho Gaúcho - Atlético-MG
Hernanes - Lazio (ITA)
Oscar - Chelsea (ING)
Lucas - PSG (FRA)
Atacantes:
Luis Fabiano - São Paulo
Neymar - Santos
Fred - Fluminense
Hulk - Zenit (RUS)
Boa sorte Brasil e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário