quinta-feira, 29 de agosto de 2013

A SAUDOSA COPA DO BRASIL - Por Rodrigo Curty


E a bola rolou para seis partidas de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Em jogos emocionantes, disputados e nervosos, seis clubes seguem firme em busca do título que garante presença antecipada à Copa Libertadores do ano que vem.
Em Minas, no estádio Independência, o Atlético MG precisava de dois gols de vantagem sobre o Botafogo. O Galo marcou os dois, mas também levou. O empate classificou os cariocas, e mostrou que os comandados de Oswaldo de Oliveira estão sim em ótima fase e pode brigar por algo maior.
Já no Serra Dourada, o Goiás precisava derrotar o Fluminense, pelo menos por 1x0 para decidir a vaga nos pênaltis, mas o que se viu foi um tricolor carioca nervoso e um Esmeraldino valente e sem medo de se arriscar. No fim, o placar de 2x0 veio com méritos e muita reclamação do time carioca, principalmente do técnico Vanderlei Luxemburgo.
Nas partidas de fundo, o Palmeiras foi até Curitiba e acabou derrotado. Independente de fazer grande campanha na Série B e de apresentar um futebol de conjunto ficou claro a limitação técnica para voos maiores. O Atlético PR aplicou 3x0, poderia ter feito mais, e provou não ser uma zebra que muitos pintam. Em seu “prego” o Furacão será difícil ser batido.
No Pacaembu, a zebra foi espantada. O Corinthians precisava de dois gols para eliminar o Luverdense. Foi exatamente isso que aconteceu, e tudo na primeira etapa. O primeiro gol foi de Alexandre Pato, de falta e “frango” do arqueiro Gabriel Leite, o segundo foi marcado pelo lateral Fábio Santos, depois de jogada rápida do Timão. Longe de jogar com brilhantismo, o fato de classificar, tranquiliza Tite e cia.
Na Arena Grêmio, o time da casa também precisava de dois gols para avançar. No fim, 2x0 sobre o Santos, que definitivamente precisa se reforçar. O tricolor cresce a cada partida, e aos poucos Renato Gaúcho tem o respeito e o time na mão. Olho neles!
Por fim, o Flamengo recebeu o Cruzeiro no novo Maracanã. Com quase 55 mil torcedores, o rubro-negro sofreu para conseguir o que precisava o placar mínimo de 1x0. O gol veio aos 42’ com Elias, o craque do time que também precisa se reforçar. O time mineiro jogou muito atrás, e o carioca errando passes, e atuando na base da raça, porque na técnica estava complicado. Valeu a vitória para dar tranquilidade no trabalho já questionado de Mano Menezes. Agora é aguardar até aonde esse time pode chegar. E ficou claro que no Maracanã o time cresce.
Desta forma, nas quartas de finais teremos Grêmio x Corinthians, Flamengo x Botafogo, Goiás contra o vencedor de Vasco x Nacional, e Atlético PR x vencedor de Internacional e Salgueiro. Essas duas partidas que definem a passagem a mais dois times acontecem nesta noite. Aposto em Vasco e Internacional.
Até a próxima!