quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

UM DOLOROSO VICE CAMPEONATO - Por Rodrigo Curty

O Lanús da Argentina é o campeão da Copa Sul-Americana 2013. O time argentino se aproveitou bem do fator casa para vencer a Ponte Preta por 2x0. O estádio La Fortaleza estava vibrante. A vitória foi merecida, na bola e bem dolorida para o time brasileiro.
O time brasileiro sentiu a pressão dos 113 anos sem conseguir ser campeão. Jorginho não soube trabalhar o emocional da equipe, que antes mesmo da partida demonstraram todo o nervosismo de estarem na final. A falta de experiência do time campineiro pesou demais. Seja pelos papéis higiênicos ou os picados jogados antes, durante e no final do jogo, seja pelo gramado repleto de brilho, enfim, faltou muita coisa para a Ponte Preta, mas principalmente entender que em decisão só se ganha quem joga sem medo, que vai para cima e chuta em busca do gol. Jogar por empate é a pior estratégia que um time pode ter. O emocional pesou.
É claro que não podemos menosprezar o vice-campeonato da Macaca. O time chegou com brio, mostrou seu valor e respeitou sua limitação. Esse talvez foi o grande problema na final. Respeito. Respeitou demais o adversário, entrou de forma tímida, nervoso, errou passes, se assustou com os barulhos vindos da arquibancada. 
Isso sem falar que o time argentino joga tranquilo, se entende em campo e principalmente teve duas peças jogando demais, Blanco e Benítez, isso sem falar em Ayala e Santiago Silva. Não tinha como dar outra coisa. Os erros individuais só não fizeram com que o placar fosse mais elástico porque o goleiro Roberto fez bem seu papel, apesar de para muitos ter falhado no segundo gol do time da casa.
Agora é levantar a cabeça, planejar novos voos e manter viva na cabeça de sua apaixonada torcida que o quase uma hora se tornará realidade. A tendência é de que algumas peças sejam dispensadas por fator custo, mas no ano que serão três competições. O Estadual, a Copa do Brasil e a busca de uma das vagas de acesso para a Série A. Planejar é preciso, pés no chão mais ainda.
A derrota da Ponte Preta foi comemorada pelos torcedores do Botafogo, que com o quatro lugar no Brasileirão garantiram a última vaga da Libertadores. Agora é ver se os cariocas passam na repescagem e entram na fase de grupos do torneio. Do lado argentino quem se deu bem foi o River Plate.
Até a próxima!

2 comentários:

  1. Curty, o lanus é muito mais time, jogou muito melhor no Pacaembu, a Ponte só n~çao perdeu por sorte. Nem assisti ontem por que já sabia que iria perder. Só quem achou que havia grandes chances de ganhar foi quem acreditou na cobertura parcial da mídia após o jogo de ida, irradiando um otimismo só justificado pelo interesse de não contrariar a "corrente pra frente" que foi formada no estado mais rico da nação, em defesa dos fracos e oprimidos. Os programas precisam de anunciantes, você sabe.
    Abraço, Almeida.

    ResponderExcluir
  2. Almeida, agradeço o seu comentário, e de certa forma concordo com seu ponto de vista.abs Curty

    ResponderExcluir