quarta-feira, 7 de maio de 2014

OS CONVOCADOS DE FELIPÃO - Por Rodrigo Curty

A Seleção Brasileira de futebol já sabe quem serão os seus 23 jogadores na busca do hexacampeonato aqui no Brasil.
O técnico Luiz Felipe Scolari convocou o que considera de melhor para chegar ao objetivo esperado por todos. Previsível como não poderia deixar de ser, o treinador preteriu os zagueiros Miranda, Dedé e Réver e chamou Henrique, do Napoli. É sabido que esse é o estilo do treinador, o de convocar aqueles que a maioria não desejava ver em campo com a Amarelinha. Isso sem falar da exclusão de nomes que pareciam possíveis como por exemplo,  Diego Cavalieri, Kaká, Robinho, Lucas Leiva ou Lucas.
Acertos ou erros, o fato é que jamais um treinador terá unanimidade em suas escolhas, afinal não é surpresa vermos que na lista, apenas seis jogadores já atuaram em Copas do Mundo: O goleiro Júlio Cesar, o zagueiro Thiago Silva, os laterais Daniel Alves e Maicon, o volante Ramires e o atacante Fred.Desta forma serão 17 jogadores sem experiência no torneio.Coincidência ou não, na conquista do Penta também eram seis os experientes de Felipão com a Amarelinha.
Sinceramente, o nível do futebol mundial nos leva a crer que teoricamente as Seleções da Argentina, Espanha, Holanda e Alemanha entram ao lado do Brasil como favoritas, porém é bom que se diga que Inglaterra, Itália, Uruguai, França e a surpreendente Bélgica, apesar dos desfalques importantes também correm por fora, seja por tradição da camisa, seja pela experiência de jogadores que atuam na Europa. 
A trajetória promete fortes emoções. Se na primeira fase é tido como uma barbada, nas oitavas com a possibilidade de encarar Espanha ou Holanda, toda a calma é pouca. Depois a tendência é que a Itália seja o adversário, nas semifinais o confronto pode ser a Alemanha, para na final medirmos forças contra Argentina, Espanha ou Inglaterra, claro que são possibilidades.
Na Copa nem sempre vence a melhor Seleção, mas aquela que muitas das vezes foi a mais regular e encarou cada partida como uma final. Felipão sabe disso e afirmou que hoje o principal adversário é a Croácia, o primeiro da sonhada lista de sete partidas.
O país ainda se organiza para iniciar a Copa sem grandes problemas, mas elementos básicos como segurança, mobilidade urbana, infraestrutura, entre outras não serão entregues até o dia 12/06, quando será dado o ponta pé inicial. Desta forma, se é certo afirmarmos que o país não fará a melhor Copa de todos os tempos, nos resta acreditar que o time fará seu papel dentro de campo.
Então confira a relação dos convocados: fonte: globosesporte.com.
Esses 23 jogadores não terão vida fácil. Mesmo contando com dezesseis que  conquistaram a Copa das Confederações, que tem sim os seus méritos, é preciso acreditar que o título não pode ser levado muito em consideração, uma vez que muitas das Seleções participantes nem se importaram com o torneio e, Copa do Mundo é outra atmosfera.
Antes da estreia, a  seleção brasileira que irá se preparar a partir do dia 26 de maio, na reformada Granja Comary, em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro irá realizar dois testes. Terá pela frente o Panamá, no dia 3 de junho no Serra Dourada em Goiânia e, no dia 06 de junho, a Sérvia no Morumbi em São Paulo. 
Boa sorte Brasil e até a próxima!

Um comentário:

  1. Clara a explicação sobre os convocados e papel do Felipão em conduzir a seleção.
    Vamos acompanhar e ver o que nossos jogadores farão em campo, o que fará a torcida, etc. Valeu.

    ResponderExcluir