quarta-feira, 4 de junho de 2014

O FIEL DA BALANÇA - Por Rodrigo Curty

A Copa do Mundo se aproxima e com ela todo o nervosismo dos torcedores das 32 Seleções presentes, principalmente aqueles que torcem para Itália, Inglaterra, Uruguai e Costa Rica, que estão no grupo D.
Os três primeiros entraram em campo hoje para mais um amistoso pré-Copa e deu para tirar algumas lições do chamado "grupo da morte", como vemos a seguir.
A Inglaterra jogou nos EUA, mas precisamente em Miami, no Sun Life Stadium contra a também participante da Copa, a Seleção do Equador e não saiu do empate em 2x2, gols de Rooney e Lambert para os ingleses e Valencia e Arroyo para os equatorianos. As duas equipes apresentaram bastante movimentação, porém taticamente foram muito lentas nos contra-ataques, quando tinham o espaço cedido. É claro que foi um amistoso, mas se ambas tiverem essa quantidade de passes errados no torneio podem se complicar.O English Team ainda precisa melhorar se quiser fazer bonito no Brasil, e corre o risco de ter um importante desfalque. Na partida, o meia-atacante do Arsenal, Alex Chamberlain levou uma entrada dura do volante Carlos Gruezo e preocupa o técnico Roy Hodgson. No próximo sábado, os ingleses fazem o último amistoso antes de pisarem em terras brasileiras. O adversário será a também participante Honduras. 

E a Itália? Pois é, a Azurra quando come pelas beiradas, não empolga como o previsto e entra como zebra é um perigo. Na partida amistosa de hoje, encarou a fraca e sempre freguesa Seleção de Luxemburgo, na cidade de Verona, porém não saiu do empate por 1x1(Marchisio e Chanot), graças é bem verdade, as chances claras de gol desperdiçadas. O fator Montalivo, cortado da Copa por fratura na tíbia da perna esquerda, no último sábado no empate sem gols contra a Irlanda pesou no elenco, mas o técnico Cesare Prandelli, apesar de reconhecer que a Seleção precisa melhorar e muito para o Mundial também viu pontos positivos, por exemplo no ataque formado pela dupla Balotelli/Cassano. Vamos aguardar como será a arrumação tática e força italiana na estreia em 14 de junho na quente Arena da Amazônia contra a Inglaterra.Antes, no próximo domingo, às 17h30, em Volta Redonda, a Azurra medirá forças no amistoso contra o Fluminense. Jogo interessante.
Por fim, o Uruguai encarou a Eslôvenia no estádio Centenário lotado e se deu bem. Sem empolgar, mas como a receita usada na Copa de 2010, quando nem o mais otimista uruguaio acreditava que a Seleção pudesse chegar tão longe, os comandados de Oscar Tabárez mostraram a velha obediência tática, tranquilidade e união. Essa a maior virtude da Celeste que não joga apenas em função de um jogador, todos têm a sua parcela no sucesso ou derrota. A vitória de 2x0, gols de Cavani e Stuani dá moral. A torcida uruguaia ainda torce para recuperação total de sua maior estrela, o atacante Luis Suárez, que operou o joelho esquerdo e ainda se recupera. A minha torcida é para que ele realmente possa atuar no Brasil.
Por fim, a Costa Rica jogou no último dia 02/06, em casa e perdeu de 3x1 para o Japão. Desta maneira, não há como não pensarmos que nesse grupo com três campeões mundiais, passa para às oitavas de final aquela Seleção que fizer a lição de casa bem feita que é vencer o fiel da balança, uma vez que provavelmente Inglaterra, Itália e Uruguai vençam uma e percam a outra entre si.  Veremos!
Até a próxima!

Um comentário:

  1. Bem claro está que é uma pena para os torcedores do futebol ver que de três grandes seleções, uma delas ficará de fora logo no término da 1a.fase da copa. Eu acredito que não haja aquele time que possa ser citado antes, mas torço para que Uruguai avance,
    Com ele, a Itália ou Inglaterra.
    Veremos.

    ResponderExcluir