quinta-feira, 20 de novembro de 2014

GOLEADA, TRISTEZA E ESPERANÇA - Por Rodrigo Curty


A bola rolou nessa quarta-feira pelo Brasileirão, série A e foi excepcional para o Figueirense, Atlético MG, Corinthians, Bahia, Sport e péssima para Botafogo, Palmeiras e Vitória. Vamos aos destaques da rodada que foi marcada por goleada, tristeza e esperança para quem era tido como morto.
O Botafogo abriu a rodada e mesmo sufocando o Figueirense, desde o início foi mais uma vez derrotado. O Glorioso definitivamente caminha para a série B. A falta de gestão, problemas internos, elenco regular e por que não falta de sorte em alguns momentos resultaram para isso. Jobson teve a chance de manter as esperanças vivas, mas perdeu um pênalti que seria sentido quatro minutos depois com o gol dos catarinenses. Agora resta ao time carioca vencer as três últimas partidas e torcer para que os 42 pontos o salvem. Sinceramente acho improvável, mas vamos aguardar.
A briga pela permanência também será interessante para Vitória e Coritiba que se enfrentaram e não saíram do 1x1. Pior para o time baiano que nessa altura do campeonato não poderia tropeçar em casa.
O mesmo serve para o Criciúma e para o Palmeiras. O primeiro perdeu novamente em casa. O Bahia com a vitória de 1x0 ainda sonha com a permanência, mas terá que vencer as três últimas partidas. Eu não acredito que consiga, mas pelo nível dos times, quem sabe? É esperar para ver.
Já o Verdão finalmente teve a abertura de sua nova casa. A Arena ficou maravilhosa, a torcida se emocionou, fez a festa, mas no final da partida contra o Sport, o placar de 2x0 fez com que alguns vândalos por pouco não destruíssem as cadeiras do estádio. Esse é sem dúvida um dos piores times da rica história do clube. Apesar de encarar Coritiba e Internacional fora e jogar a última partida contra o Atlético PR em casa, o time deve sobreviver, uma vez que os concorrentes diretos se enfrentam entre si. O sinal de alerta está aceso em Palestra Itália. Emoção e preocupação até o fim.
O mesmo não serve para o Flamengo, mas pode ter certeza que a vergonhosa exibição contra o Atlético MG custará caro para a maioria dos atletas. O rubro-negro levou uma sonora goleada de 4x0 e tem que agradecer por não ter sido mais. Foi disparada a prior partida do clube no ano. Luxemburgo já sabe quem irá manter para 2015.
E o Corinthians? Longe de agradar a torcida com o futebol que vem apresentando, mas os comandados de Mano Menezes seguem firmes para conquistar uma das vagas na Libertadores. De grão em grão o objetivo vem sendo conquistado. Ano que vem a promessa é de muitas mudanças no clube que tem a maior folha salarial do torneio, benefícios de transmissão, entre outras coisas, mas que não vale a pena polemizarmos. O fato é que o Timão deveria render muito mais do que rendeu até aqui.
Por fim, em partida que não vale absolutamente nada ou que seja, uma vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem, Atlético PR e Santos ficaram no 1x1. Os pontos corridos tem dessas coisas, para muitos as três últimas rodadas servirão apenas para se planejar para o ano que vem e quem sabe ter uma “mala branca” para um Natal mais recheado.
Amanhã tem mais. O Fluminense busca se aproximar do G4 e o Grêmio parar o líder e encostar no segundo colocado São Paulo.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário