quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

O MILLIONARIOS ESTÁ DE VOLTA - Por Rodrigo Curty


E foi conhecido o campeão da Copa Sul-Americana 2014. O tradicional e remodelado River Plate fez por merecer. O clube que por muitos anos causou calafrios nos clubes brasileiros estava esquecido, viveu períodos de decadência, mas como tantos outros grandes no mundo da bola se reergueu.
Foram longos 17 anos de jejum por um título internacional. A última taça nesse quesito foi conquistada em 1997 contra o São Paulo pela Supercopa da Libertadores.  
A torcida dos Millionarios é apaixonada e não conseguiam imaginar outra coisa que não colocar para fora o grito de “É campeão”.
O adversário da final foi o ótimo time do Nacional de Medellín. Os colombianos entraram em campo carregando na memória as dúvidas ou certeza de todos que acompanham o futebol. Trata-se da estigma de ter vencido a Libertadores em 89, graças as interferência do poderoso e perigoso narcotraficante Pablo Escobar. Mesmo tendo oportunidades de levantar a taça, algo dizia que o placar da partida de ida em 1 x 1 custaria caro no duelo no Monumental de Núñez.
Após um primeiro tempo bem equilibrado, na segunda etapa o que se viu foi um River determinado a encontrar o gol logo. E veio em duas besteiras colombianas. Mercado enlouqueceu a arquibancada aos 9' e Pezzella aos 14'. Daí para frente a partida ficou lá e cá e foi aguardar o apito final para a conquista inédita.
O caminho foi árduo e o título inquestionável. Veio de forma invicta e de quebra com dois grandes rivais pelo caminho. Estudiantes e Boca Jrs.
Parabéns ao River Plate e ao seu torcedor que lotou as ruas de Buenos Aires, mas precisamente no tradicional centro de conquistas dos clubes de Buenos Aires, o Obelisco. 
O time formado e bem dirigido pelo jovem e ex-ídolo do clube, Marcelo Gallardo foi composto por Barovero; Mercado, Pezzella, Funes Mori e Vangioni; Carlos Sánchez, Ponzio (Kranevitter), Ariel Rojas e Pisculichi (Driussi); Rodrigo Mora e Teo Gutiérrez (Cavenaghi) e não será esquecido.
Até a próxima!