sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

VEM AÍ A LIBERTADORES 2015 - Por Rodrigo Curty


Está chegando a hora da bola rolar pela fase de grupos da principal competição Sul-Americana. Falo da Libertadores da América. Na 3ªfeira a bola vai rolar para o Huracán (Arg) e Mineiros de Guayana(Vem). A primeira equipe brasileira a entrar em campo será o Internacional. O Colorado vai até a Bolívia encarar a altitude e o The Strongest. Se nos últimos anos, as equipes brasileiras se sobressaíram sobre todos os outros participantes, no ano passado o que vimos foi mais uma equipe argentina levantando a taça no final. O time do Papa Francisco, o San Lorenzo (arg) passou por tudo e todos.
Nesta edição os gigantes estão de volta. Pela primera vez teremos dez campeões presentes na competição, que juntos somam 23 taças.
As principais atenções desta edição se voltam para a grande rivalidade entre Brasil e Argentina. Dois cinco brasileiros presentes, não há nenhum que não teve o gosto da conquista da América. São Paulo (92-93-2005), Internacional (2006-2010), Cruzeiro(76 – 97) Corinthians(2012), Atlético MG(2013). Do lado hermano, apenas o Huracán não teve o gostinho. O Boca Jrs levantou seis taças, o Estudiantes quatro, o River Plate duas, e Racing e San Lorenzo uma. Na conta são 14 contra 9 para os hermanos.
É importante que se diga que teremos em 2015 outros campeões. O Atlético Nacional, da Colômbia (1989) e o Colo-Colo, do Chile (1991).
Os grupos estão bem equilibrados e até com um com características para ser o da morte. Caso do de número 2 que tem São Paulo, Corinthians, San Lorenzo e Danúbio(Uru). A primeira partida dos brasileiros não poderia ser melhor. O clássico Majestoso, na Arena Corinthians no dia 18/02. Será com certeza uma partida muito mais que histórica.
Vamos aos outros grupos:
Grupo 1: Atlético MG, Atlas (Méx), Colo-Colo(Chi) e Santa Fé (Col).
Grupo 3: Cruzeiro, Huracán (Arg),Mineiros de Guayana(Vem) e Universitário Sucre(Per)
Grupo 4: Internacional, Emelec (Que), The Strongest (Bol) e Universidad de Chile
Grupo 5: Boca Jrs, Montevideo Wanderers(Uru), Palestino ( Chi) e Zamora (Vem)
Grupo 6: River Plate, tigres (Mex), Juan Aurich (Per) e San José (Bol)
Grupo 7: Atlético Nacional, barcelona (Que), Estudiantes (Arg) e Libertad (Par)
Grupo 8: Deportivo Táchira( Vem), Guaraní(Par), Racing (Arg) e Sporting Cristal (Per)
Faça a sua aposta. Dá Brasil que já conquistou 17 títulos, Argentina que fez a festa em 23 oportunidades ou uma nova surpresa? Depois eu conto.
Até a próxima!