terça-feira, 4 de agosto de 2015

AS OITAVAS DA COPA DO BRASIL - Por Rodrigo Curty


E uma ótima notícia para os torcedores que preferem uma competição no formato de mata-mata. A Copa do Brasil, em breve estará de volta com os jogos válidos pelas oitavas de final.  Se nos anos anteriores, as equipes de menor porte deram as caras e mantiveram a zebra viva até às quartas de final, a tendência é que nesta edição, isso não ocorra.
Pelo segundo ano seguido, o torneio recebe as equipes que disputaram a Libertadores, o que torna a competição ainda mais acirrada.
No sorteio realizado hoje, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, foram definidos os confrontos, entre eles dois grandes clássicos regionais. Confira contra quem seu time joga, as datas dos confrontos e a minha opinião sobre o que pode acontecer:

19 ou 20/08
Internacional x Ituano
São Paulo x Ceará
Palmeiras x Cruzeiro
Flamengo x Vasco
Fluminense x Paysandu
Grêmio x Coritiba
Atlético-MG x Figueirense
Santos x Corinthians
26 ou 27/08
Ituano x Internacional
Ceará x São Paulo
Cruzeiro x Palmeiras
Vasco x Flamengo
Paysandu x Fluminense
Coritiba x Grêmio
Figueirense x Atlético-MG
Corinthians x Santos
Palpites:

- Internacional x Ituano
O Colorado é o franco favorito. Eliminado de forma surpreendente na semifinal da Libertadores e considerado um dos favoritos ao título nacional, a equipe não se acerta. Com todo respeito ao Ituano, mas o confronto era tudo que o time gaúcho precisava para iniciar uma nova etapa. Deve passar sem problema.

- São Paulo x Ceará
O tricolor oscila demais no Brasileirão, mas é disparado o favorito para o confronto contra o Vozão, que luta intensamente para permanecer na série B. Acredito em classificação sem muita dificuldade, mesmo com o time do Morumbi jogando de forma preguiçosa e sem vibração.

- Palmeiras x Cruzeiro
O Cruzeiro não é mais o mesmo. De bicampeão do Brasileirão e um vice-campeonato da Copa do Brasil no ano passado, a hora de acordar já passou faz tempo. Como se não bastasse, a Raposa terá pela frente o velho conhecido e vitorioso Marcelo Oliveira. É a grande chance de Luxemburgo provar que pode ser campeão novamente. O problema é que o Palmeiras hoje é um time muito bem montado e organizado. Os jogos devem ser equilibrados, mas com uma ligeira vantagem para os paulistas.

- Flamengo x Vasco
O clássico dos milhões deve ser eletrizante. O Flamengo não sabe o que é vencer um clássico há algum tempo, enquanto o Cruz-maltino insiste em se manter na zona de degola. O rubro-negro hoje é mais time e conta com peças que desequilibram, mas em clássico não há favoritos.

- Fluminense x Paysandu
O tricolor carioca tem tudo para avançar às quartas, mas terá que respeitar o Papão da Curuzu que faz uma boa campanha na série B. Avança a próxima fase quem marcar gols fora de casa. Pode anotar.

- Grêmio x Coritiba
O tricolor gaúcho é o favorito, mas não podemos nos esquecer que o Coritiba já fez bonito jogando na Arena Grêmio. O Coxa Branca briga para se manter na elite no ano que vem, e vê na Copa do Brasil, a chance de voltar a ser respeitado.  

- Atlético-MG x Figueirense
Essa é a pior coisa que poderia ter acontecido com o Figueirense.  O atual campeão do torneio e líder isolado do Brasileirão não deve dar chances ao time catarinense, mas é bom respeitar e evitar levar gols em casa.

- Corinthians x Santos
Esse o outro clássico das oitavas. Em situações opostas no Brasileirão, na Copa do Brasil o equilíbrio deve entrar em campo. Duelo de dois treinadores que gostam e sabem jogar o mata-mata. Ligeira vantagem para o Timão.

Para efeito de curiosidade, dos 16 clubes que buscarão o título, seis nunca levantaram a taça. São Paulo, Paysandu, Ituano, Figueirense, Ceará e Coritiba.  Destes, os últimos três conseguiram chegar bem perto, sendo derrotados na final.

Até a próxima!

 

Um comentário:

  1. Verdade, o São Paulo - dentre os grandes - ,não levantou ainda este troféu, mesmo quando ganhava tudo. Creio que, também desta vez, não leva.
    Já os outros grandes - no que acompanho os palpites do meu caro blogger -, fica difícil imaginar o Campeão até estes resultados.
    Mas algo me diz que será muito prazeroso acompanhar os embates das semifinais em diante. Só teremos bons jogos, fiquem as equipes que ficarem. Este campeonato está mais atrativo que o Brasileirão, agora sob esta nova formulação.
    A conferir.

    ResponderExcluir