terça-feira, 25 de agosto de 2015

COPA DO BRASIL VIRA LUZ NO FIM DO TÚNEL PARA O VASCO - Por Rodrigo Curty


A bola vai rolar nesse meio de semana pela Copa do Brasil. Serão 16 equipes buscando uma das vagas à próxima fase da competição. A situação ainda não está definida, mas Grêmio, Internacional, Santos e Ceará relativamente construíram uma boa vantagem.  
Os confrontos serão bem equilibrados, mas hoje destaco o clássico entre Vasco e Flamengo. Enquanto o rubro-negro busca uma regularidade e tranquilidade para provar que conta com um time bem competitivo, o Cruz-maltino sofre uma crise iminente. A situação é bem complicada no Brasileirão. O time segura a lanterna com apenas 13 pontos e tem um ataque que só marcou oito gols. Desta forma, o torneio que garante o campeão na próxima Libertadores virou uma obrigação perante a sua enorme torcida, afinal,  mesmo que o time venha a cair novamente à série B, terminaria o ano de uma maneira mais honrosa.
A tarefa, porém não será nada fácil. É bem verdade que os números em clássicos são bem favoráveis, mas o emocional pode comprometer. O elenco está desmotivado, preocupado e sem sinais de reação. A onda de azar também ajuda. Mesmo nas últimas derrotas no nacional, o time criou situações para sair vencedor e falhou, assim como a sua defesa que só não sofre mais porque Martín Silva opera alguns milagres.
Para complicar ainda mais a situação, o adversário também está com o Vasco engasgado. No ano foram três derrotas, sendo a última no primeiro duelo das oitavas de final. Caso o rubro-negro seja eliminado, a tendência é de que terá muita pressão por algo maior no Brasileirão.
Podemos esperar um jogo bastante tenso, pegado e repleto de cartões e reclamações. Não será apenas a classificação às quartas que estará em jogo, mas sim a honra de eliminar o maior rival. O Vasco passando ganhará sobrevida e com certeza manterá o foco apenas nesse torneio, deixando o Brasileirão para o que der e vier. Sem trocadilho, será a chance de usar à lanterna para iluminar a luz no final do túnel. E convenhamos, é o que se deve fazer. Focar no que é mais palpável nesse instante. Agora se o tricampeão da Copa do Brasil vencer terá o respeito, comprometimento e a motivação resgatada.
A vantagem do Vasco é relativamente boa. Venceu pelo placar de 1x0 e poderia ter liquidado se não fosse a má pontaria de seus atacantes. Para reverter o placar, o time de Oswaldo de Oliveira deverá ser mais competente nas chances que criar. Guerrero parece ter afastado à Zica do mês, após ter marcado o gol da vitória contra o São Paulo e promete fazer de tudo para sair ovacionado. Será? Faça a sua aposta.
Até a próxima!

Um comentário:

  1. De fato o jogo deverá ser muito disputado.
    Não precisa de provocações de ninguém que estará jogando, coisa que alguns estão fazendo, algo que não ajuda e que não serve ao bem.
    A competência do árbitro será fundamental (será que teremos este juiz?)Se disparar a distribuir cartões como alguns vem fazendo, deixando times em campo com inferioridade numérica por interpretar jogadas, bolas na mão, etc., só deixará dúvidas de seu caráter ou profissionalismo.
    Eu acredito que as duas equipes jogarão para ganhar. Mas precisarão jogar, ganhar e só comemorar resultados depois.
    É clássico e ninguém venceu ainda.
    Espero ver futebol, algo que está em falta no Brasil no momento. A conferir.

    ResponderExcluir