terça-feira, 25 de agosto de 2015

COPA DO BRASIL VIRA LUZ NO FIM DO TÚNEL PARA O VASCO - Por Rodrigo Curty


A bola vai rolar nesse meio de semana pela Copa do Brasil. Serão 16 equipes buscando uma das vagas à próxima fase da competição. A situação ainda não está definida, mas Grêmio, Internacional, Santos e Ceará relativamente construíram uma boa vantagem.  
Os confrontos serão bem equilibrados, mas hoje destaco o clássico entre Vasco e Flamengo. Enquanto o rubro-negro busca uma regularidade e tranquilidade para provar que conta com um time bem competitivo, o Cruz-maltino sofre uma crise iminente. A situação é bem complicada no Brasileirão. O time segura a lanterna com apenas 13 pontos e tem um ataque que só marcou oito gols. Desta forma, o torneio que garante o campeão na próxima Libertadores virou uma obrigação perante a sua enorme torcida, afinal,  mesmo que o time venha a cair novamente à série B, terminaria o ano de uma maneira mais honrosa.
A tarefa, porém não será nada fácil. É bem verdade que os números em clássicos são bem favoráveis, mas o emocional pode comprometer. O elenco está desmotivado, preocupado e sem sinais de reação. A onda de azar também ajuda. Mesmo nas últimas derrotas no nacional, o time criou situações para sair vencedor e falhou, assim como a sua defesa que só não sofre mais porque Martín Silva opera alguns milagres.
Para complicar ainda mais a situação, o adversário também está com o Vasco engasgado. No ano foram três derrotas, sendo a última no primeiro duelo das oitavas de final. Caso o rubro-negro seja eliminado, a tendência é de que terá muita pressão por algo maior no Brasileirão.
Podemos esperar um jogo bastante tenso, pegado e repleto de cartões e reclamações. Não será apenas a classificação às quartas que estará em jogo, mas sim a honra de eliminar o maior rival. O Vasco passando ganhará sobrevida e com certeza manterá o foco apenas nesse torneio, deixando o Brasileirão para o que der e vier. Sem trocadilho, será a chance de usar à lanterna para iluminar a luz no final do túnel. E convenhamos, é o que se deve fazer. Focar no que é mais palpável nesse instante. Agora se o tricampeão da Copa do Brasil vencer terá o respeito, comprometimento e a motivação resgatada.
A vantagem do Vasco é relativamente boa. Venceu pelo placar de 1x0 e poderia ter liquidado se não fosse a má pontaria de seus atacantes. Para reverter o placar, o time de Oswaldo de Oliveira deverá ser mais competente nas chances que criar. Guerrero parece ter afastado à Zica do mês, após ter marcado o gol da vitória contra o São Paulo e promete fazer de tudo para sair ovacionado. Será? Faça a sua aposta.
Até a próxima!