terça-feira, 1 de setembro de 2015

NO MATA-MATA TUDO PODE ACONTECER - Por Rodrigo Curty

E foram sorteados os confrontos das quartas de final da Copa do Brasil. O torneio de mata-mata é visto por muitos como a melhor fórmula de disputa. Eu me incluo nessa lista. Longe de achar que o Brasileirão por pontos corridos tire do campeão o mérito de ter sido o melhor durante todo o torneio, mas convenhamos que a tabela muita das vezes ajuda A ou B.
Na competição que garante o campeão com uma vaga na Libertadores do ano seguinte, a tendência é de que tenhamos muito equilíbrio. Os confrontos têm os seus favoritos, porém não me surpreenderia com algumas zebras.
Outro ponto importante é que alguns desses oito clubes devem se complicar, caso não planejem bem a disputa paralela ao Brasileirão. Mudar a chave não é fácil e exige plantel numérico e homogêneo, o que a maioria não tem.
Vamos aos confrontos:
São Paulo x Vasco: O tricolor busca o título inédito e terá pela frente o desastroso e tradicional Vasco da Gama. Os comandados de Juan Carlos Osório buscam uma regularidade e são os favoritos no duelo. O Cruz-Maltino, que eliminou o Flamengo não vai querer perder a chance de salvar a temporada que promete ser de tristeza no final do nacional, quando o clube provavelmente retorne à série B. Aqui, penso que o time que marcar gols fora de casa avance.
Figueirense x Santos: No duelo de alvinegros, o da Vila Belmiro tem uma ligeira vantagem. Nunca é demais lembrar que o time catarinense eliminou o Atlético MG, enquanto o Peixe, o líder Corinthians. Acredito que a classificação seja decidida nas penalidades, uma vez que ambos triunfem em seus domínios com a mesma diferença de gols, será? O Figueirense, assim como o São Paulo busca o inédito título, enquanto o Santos o Bi, novamente com Dorival JR no comando.
Internacional x Palmeiras: O Colorado tem uma mística e um jejum a favor contra o Verdão. São sete jogos ou cinco anos sem perder para o adversário, mas a fase de ambos é completamente diferente. O primeiro, apesar de apresentar outra postura com Argel no comando não encanta e nem passa confiança a sua torcida. O Palmeiras, por sua vez, tem um elenco forte, mas equilibrado e com alternativas. A ordem é fazer valer o investimento para a temporada. Acredito que pela circunstância no Brasileirão, o time gaúcho avance com dificuldade para encarar um dos tricolores abaixo.
Fluminense x Grêmio: Roger é o técnico do tricolor gaúcho e autor do gol do único título do torneio pelo tricolor carioca em 2007. Hoje as duas equipes brigam a cada rodada pelo G4. O maior vencedor da Copa do Brasil tem ligeira vantagem no duelo, apenas por atualmente jogar um futebol mais consistente e melhor taticamente.
Faça a sua aposta e se prepare para fortes emoções. Os primeiros confrontos ocorrem nos dias 23 e 24 de setembro e os de volta nos dias 30 de setembro e 1º de outubro.
Até a próxima!

Um comentário:

  1. Concordo que poderão haver surpresas. O time catarinense, por exemplo, debocha dos grandes e faz por estar lá nesta fase.
    Já os favoritos, sei não, não me parecem pintados como os sendo, mas tudo vale: garra, esforço, conjunto e objetividade - ou seja, competência - que este será o time que vai para a semifinal.
    Continuo acreditando no meu time nesta competição principalmente.
    Mas, como diz o amigo blogger: a conferir.

    ResponderExcluir