terça-feira, 22 de dezembro de 2015

A INCREMENTADA LIBERTADORES DA AMÉRICA 2016 - Por Rodrigo Curty


E o Mundo do futebol segue abalado pela quantidade de notícias de corrupção, escândalos e vexames, quase que diariamente na FIFA e nas federações. A credibilidade para ser retomada levará tempo. Por mais que no fundo todos sabem que sempre existiu favorecimentos, privilégios e esquemas de enriquecimento, dessa vez a “limpeza” é mais do que necessária.
No continente Sul-Americano isso não é diferente. A Conmebol, que nesse ano viveu dias tensos com as prisões de seus ex-presidentes, entre outras coisas, espera retomar a confiança de seus filiados, justamente no ano que completará 100 anos.
Desta forma, a Copa Libertadores de 2016 tende a ser bem interessante, no que diz respeito a faturamento e aos jogos. O torneio terá um incremento de 40% no montante total da premiação e o campeão se enriquecerá mais. Fora isso, pela primeira vez os clubes foram distribuídos de acordo com o novo ranking histórico da competição, o que resulta na possibilidade de termos clássicos históricos logo de cara com mais de um grupo como sendo o “da morte”.
Hoje a noite conheceremos os confrontos da próxima edição. Os primeiros jogos a serem sorteados serão os da primeira fase. As equipes já foram separadas nos potes A e B, sendo que os presentes no segundo, jogam a primeira em casa. Confira:
Oriente Petrolero (BOL), Puebla (MEX), Cesar Vallejo (PER), Independiente del Valle (EQU), River Plate (URU) e Huracán (ARG). Para a torcida do São Paulo vale à atenção, afinal deste pote sai o adversário. O tricolor está presente no Pote A, junto com Guaraní (PAR), Racing (ARG), Caracas (VEN), Universidad (CHI) e Independiente Santa Fé (COL).
É importante ressaltar que se no sorteio sair um confronto local, por exemplo Huracán e Racing, o primeiro clube citado será realocado no confronto seguinte para que não haja jogos entre equipes do mesmo país nessa fase.
Já o sorteio com as equipes presentes na fase de grupos, os primeiros sorteados serão as do pote 1, que conta com o atual campeão - River Plate (Arg), no Grupo A. Na sequência, as equipes dos potes 2 e 3. Aqui novamente se sair um confronto com equipes do mesmo país, o último a ser sorteado será repassado à chave seguinte. Por fim, o Pote 4 completará os grupos.
Confira como ficaram a separação dos potes e a ordem dos confrontos:
Pote 1: River Plate (ARG) (grupo 1), Corinthians, Atlético-MG, Boca Juniors (ARG), San Lorenzo (ARG), Peñarol (URU), Nacional (URU) e Olímpia (PAR).
Pote 2: Grêmio, Emelec (EQU), Cerro Porteño (PAR), Atlético Nacional (COL), Bolívar (BOL), Colo Colo (CHI), Palmeiras e The Strongest (BOL).
Pote 3: LDU (EQU), Sporting Cristal (PER), Deportivo Cali (COL), Deportivo Táchira (VEN), Rosario Central (ARG), Melgar (PER), Cobresal (CHI) e Trujillanos (VEN).
Pote 4: os vencedores da primeira fase (G1 a G6), além dos mexicanos Pumas e Toluca.

PRIMEIRA RODADA
Equipe 3 x Equipe 1
Equipe 4 x Equipe 2

SEGUNDA RODADA
Equipe 1 x Equipe 4
Equipe 2 x Equipe 3

TERCEIRA RODADA
Equipe 2 x Equipe 1
Equipe 3 x Equipe 4

QUARTA RODADA
Equipe 1 x Equipe 2
Equipe 4 x Equipe 3

QUINTA RODADA
Equipe 4 x Equipe 1
Equipe 3 x Equipe 2

SEXTA RODADA
Equipe 1 x Equipe 3
Equipe 2 x Equipe 4

Até a próxima!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário