segunda-feira, 18 de julho de 2016

PALMEIRAS ABRE VANTAGEM NO BRASILEIRÃO - Por Rodrigo Curty

E mais uma rodada se foi no Brasileirão, série A e o Palmeiras segue firme na liderança. O verdão, de fato é hoje a equipe mais equilibrada e também a que apresenta um futebol interessante e envolvente.
Calma lá, apesar de ter aberto três pontos de vantagem para o segundo colocado, o Corinthians, os comandados de Cuca devem ter os pés no chão. Equipes que seguem e se aproximam do G4, nessas primeiras 15 rodadas, vacilaram quando se menos esperava. Outras tiveram uma sequência melhor de adversários. Mas o que seria adversários melhores? 
O torneio é bem equilibrado tecnicamente, basta ver que Atlético PR e Ponte Preta, longe de menosprezar ambos, seguem entre os sete primeiros, enquanto os mais badalados Atlético MG, mesmo com a vitória dessa noite contra o Coritiba, São Paulo e Fluminense estão atrás.
Em pontos corridos a receita é simples - Somar pontos em casa é primordial, ganhar fora necessário para ter gordura e, de preferência contra adversários que brigarão diretamente pelo título. 
Perder pontos de equipes inferiores nem sempre é trágico, desde que isso é feito. O Palmeiras, por exemplo, venceu Flamengo, Sport e Internacional fora. Fez 31 gols e levou apenas 14. Venceu 10 e perdeu apenas três vezes (Ponte Preta, São Paulo e Cruzeiro), todas fora de seus domínios.
Se no começo da competição, o técnico Cuca cravou que seria campeão, e isso incomodou muita gente, hoje ao menos é justo que se reconheça o trabalho e planejamento realizado.
Amanhã, a janela de transferência internacional se fechará. Alguns clubes trabalham firmemente para se fortalecer, outros perdem jogadores importantes, ou seja, agosto, assim como em anos anteriores, muita coisa tende a mudar. Gordura de líder é importante, assim os três pontos hoje deve ser comemorado, pelo menos até que a bola role novamente. Arrisco dizer que até a 19ª rodada, o G4 e a zona de degola mude de configuração, será? É aguardar para ver.
Até a próxima!