segunda-feira, 19 de junho de 2017

GRÊMIO EM BUSCA DA LIDERANÇA - Por Rodrigo Curty

E a rodada de número oito do Brasileirão, série A será fechada hoje com a promessa de uma grande partida. Cruzeiro e Grêmio medirão forças no Mineirão.
Apenas para variar a rodada teve várias polêmicas e erros de arbitragem. Isso não é novidade e ficará assim até o seu término, que diga-se de passagem, infelizmente, apenas na reta final, ganhará destaque sobre quem foi mais ou menos beneficiado. 
O campeonato deve ser valorizado pelas suas equipes e ter no campeão o mérito pela conquista no campo. A preocupação deve ser pelo desempenho e não pelos erros. 
A minha torcida é para que o jogo de hoje seja espetacular em todos os sentidos. E há ingredientes de sobra. O  time da casa se vencer dará um enorme salto na tabela e terminará a rodada na sexta colocação. Já se o tricolor gaúcho vencer, esse assumirá a liderança do certame, graças ao empate do Corinthians com o Coritiba. 
É verdade que estamos apenas na oitava rodada da competição. Apesar disso, é importante avaliarmos a tabela de cada um dos considerados favoritos e também daqueles que lutam na zona de degola. Muita coisa vai mudar e pode apostar, somente dará para termos certeza do que esperar das equipes na rodada de número 23, 24.
É fato que até aqui o que vimos foram equipes sem muito investimento surpreendendo. Corinthians, Grêmio, Coritiba, Santos, Botafogo, etc, fazem uma campanha interessante. A questão é até quando conseguirão superar equipes mais inchadas e melhores, pelo menos no papel? 
Calma, longe de menosprezar a posição dessas na tabela, apenas faço a consideração que, por causa de outras competições como a Copa do Brasil, Sul-Americana e Libertadores, que em breve voltam à ativa, as coisas provavelmente mudem de figura. 
Dos primeiros colocados hoje, entendo que apenas o Grêmio possa se manter, mesmo com o Timão sendo muito forte em casa. Para voos maiores é preciso ser forte também fora.
A equipe muito bem dirigida por Renato Gaúcho é assim, afinal joga da mesma forma dentro ou fora de casa. Tem elenco para suportar as competições. Resta saber se as lesões podem lhe custar o sucesso. Hoje a noite o time terá desfalques importantes. A Raposa também terá, mas diferente do time do sul, os comandados de Mano Menezes não conseguem embalar e ter a tão desejada regularidade. Hoje pode ser o dia, assim como viver um novo tropeço, o que não seria desastroso. Tudo é possível. O que a torcida deve se preocupar é como o time atuará e o que esperar quando joga em casa.
O fator casa sempre foi e será um grande aliado das equipes, sobretudo das mais fracas ou menos avantajadas. Essa rodada até aqui foi terrível para os mandantes e se mantiver, o torcedor do Grêmio agradecerá e torcerá para que o feito tão importante, quanto o de chegar à liderança perdure. O time sem dúvida nenhuma tem potencial para ficar por um bom tempo no primeiro lugar. Vamos aguardar.
Até a próxima!