segunda-feira, 21 de agosto de 2017

POBRE BRASILEIRÃO - Por Rodrigo Curty

E lá se foi mais uma rodada do Brasileirão e aparentemente tudo se manteve como esperado. O Corinthians, apesar de sofrer a primeira derrota na competição, após 21 rodadas, segue bem folgado na liderança. A diferença para o Grêmio é de sete pontos e pode chegar a dez, uma vez que o Timão faz um jogo adiado contra a Chapecoense.
O torneio de pontos corridos é considerado o mais justo. Sim, todos se enfrentam em turno e returno. O problema é que pelo nível técnico do nosso futebol o formato faz com que falte cada vez mais empolgação, jogos vibrantes e equipes que levem cada jogo como uma decisão.
Ora, basta ver os times que antes do início eram os mais badalados - Palmeiras, Flamengo e Atlético MG para não citar mais nenhum. Com exceção do Galo que não investiu nem perto da dupla que conta hoje com cofres recheados, pensar que uma vaga na Libertadores está de bom tamanho é no mínimo um fracasso de planejamento.
O Palmeiras investiu milhões em busca da tão sonhada Libertadores. No fim, saiu não só dessa competição como também da Copa do Brasil e o Paulista. A diretoria trouxe Cuca e nem assim o time entra ou pior, parece entrar nos eixos. O rubro-negro não fica atrás em decepções só que ainda pode amenizar os investimentos. Apesar de eliminado ainda na primeira fase da Libertadores, no Brasileiro fazer uma campanha regular, o clube ainda sonha com a conquista da Copa do Brasil e Sul-Americana. A tarefa não será nada fácil, mesmo com o bom técnico Reinaldo Rueda aos poucos encontrando a melhor formação e estilo de jogo. Só que no mata-mata o time tem tradição.
E longe de menosprezar ou tirar o mérito de times como Corinthians, Santos, Cruzeiro, Atlético PR, Botafogo. Essas equipes mostram um futebol regular e de muito talento tático e algumas delas podem cair pela tabela. 
O líder, apesar de ter um elenco considerado o mais fraco é o que faz o melhor papel. Prova que o futebol é feito de planejamento, união, respeito ao que é pedido pelo treinador e principalmente e infelizmente pela burocracia que dá certo. O Timão joga um futebol pragmático e burocrático, e daí? O importante em pontos corridos é ganhar pontos e ser campeão, mesmo que no final das contas, o torcedor avalie a forma como a conquista se deu e entenda que Romero foi essencial no esquema.
É de valorizar os talentos individuais, e sim, também lamentar que o nosso futebol se contente em ver Jô, Henrique Dourado e Lucca sendo os principais artilheiros, enquanto o São Paulo segue a sua luta contra o rebaixamento depositando todas as fichas no bom jogador, porém reserva na China, Hernanes. Se contentar com tantos talentos à disposição de Cuca e Rueda, por exemplo e ao mesmo tempo ver um futebol sem alma, brio e beleza.
O calendário é outro grande problema, apesar de ter melhorado em comparação aos últimos anos. O time que conta com um grande elenco pode suportar todas as competições, o problema é que nem sempre esses fazem do elenco um time de onze jogadores. Caso novamente do Palmeiras que tinha tudo para ter um time certo para cada competição e não conseguiu sequer, jogar com um mesmo time por certa sequência. 
Por isso, a grande atração nesse returno será pela briga de quem sobrevive na elite em 2018. A mídia gosta de valorizar o que tem na tela, ou seja, hoje fazem drama com o São Paulo, Vasco e Atlético MG. Eu sinceramente entendo que o trio sofrerá para não cair à série B. E digo mais, o Botafogo, hoje décimo lugar com 28 pontos também corre riscos. A parte intermediária para baixo é o que anima a competição, apesar de jogos fracos, de equipes amedrontadas com medo de atacar. Podem me cobrar, saberemos ao certo quem deixará de permanecer na série A, somente na 35ª rodada e olhe lá. Até lá será um sobe e desce de equipes trocando de posições. Casos de Vasco, Ponte Preta, Coritiba, Bahia e até mesmo o Galo. Resta saber desses, quem terá força para fazer valer pelo menos a lição de casa que é de vencer sobre seus domínios, esse um quesito importante, vide o que ocorre com o Cruzmaltino. O time caiu nas tabelas, principalmente após perder o mando de campo, por culpa de seus "torcedores". Já Atlético GO e Avaí fazem uma força danada para retornarem à segundona.
Faça a sua aposta e aproveite o nosso pobre futebol.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário