sexta-feira, 22 de junho de 2018

BRASIL SOFRE, VENCE E É CRITICADA - Por Rodrigo Curty

E a segunda partida da Seleção Brasileira não foi nada fácil. A Costa Rica entrou com o objetivo de jogar por uma bola e parar a qualquer custo os ataques do Brasil. 
O time para variar deixou a ansiedade tomar conta. Mesmo assim poderia ter saído em vantagem bem antes dos acréscimos, se tivesse um pouco mais de personalidade e confiança. 
O Brasil tinha que ter arriscado mais os chutes de fora da área, porém preferiu tocar pra lá e para cá. Ok, o futebol mundial hoje tem em sua maioria das equipes e seleções, jogando dessa maneira. Um jogo ao meu ver chato e burocrático. É bem verdade que o estilo de jogo prevalece, talvez, quem apresenta uma melhor preparação física, ou seja, uma hora, a presa se cansará e o predador se prevalecerá pela insistência. 
O problema é que a máxima do futebol de "quem não faz leva" ou " a bola pune" mostra as caras quando se menos imagina. Ainda bem que hoje não foi isso que aconteceu, uma vez que o adversário é bem fraco tecnicamente. Teve duas chances para criar algo e errou. Melhor para nós. 
Na primeira etapa a fórmula da Costa Rica, em querer segurar a seleção e não perder o jogo funcionou bem e nossos representantes ficaram devendo. Ora Neymar, ora Coutinho, ora Gabriel Jesus e cia. Já na etapa final, o Brasil definitivamente entrou no jogo e fez prevalecer seu melhor nível técnico. A bola insistiu em não entrar nos primeiros 15' de puro sufoco com Gabriel Jesus carimbando o travessão, Neymar errando chute de fora da área e com Navas sendo o destaque.
O tempo ia passando e o nervosismo tomando conta. Estava nítido que Neymar estava tenso e preocupado em não vencer a partida. Buscou o jogo, foi bem mais solidário e poderia ter sido mais Neymar, antes do primeiro gol, quando saiu em velocidade no mano a mano. Enfim, é fato que nosso camisa 10 sempre será criticado pela exigente torcida brasileira. É verdade também que ele colabora para isso. O lance em que pediu pênalti ficou provado -  poderia seguir na jogada e ter marcado um belo gol. O time sentiu o lance e perdeu a cabeça. O camisa 10 e o 11 levaram cartão amarelo por reclamação. 
O tempo ia passando, os jogadores da Costa Rica catimbando e veio os 6' de acréscimos para fazer justiça. Cruzamento de Marcelo, cabeçada de Firmino pra área, toque de Gabriel Jesus e chute de bico de Coutinho por baixo das pernas de Navas, UFA!! Que alívio. Depois teve chance para Firmino fazer o segundo gol e no apagar das luzes o gol de Neymar, após jogada de Casemiro e passe de Douglas Costa. Era o gol da redenção, do craque da seleção. Neymar precisa melhorar em muitos aspectos, jogar seu brilhante futebol sem ficar reclamando, parar de cair em qualquer lance e ter mais liderança e maturidade.
E claro que Tite tem que ser o grande responsável por essas atitudes. Tem que mostrar que é o cara que manda e que pode sim mudar uma estratégia de jogo, algo que ainda não vi e creio que você também não. Vamos passo a passo.
Por outro lado, o povo brasileiro tem que apoiar mais ao invés de torcer contra ele e alguns outros jogadores. Temos que parar de valorizar só as outras seleções e países. A Copa está aí provando que não tem ninguém sobrando. Podemos fazer nossa parte, que é de ter mais paciência e acreditar que o caminho para o hexa, por mais difícil que possa parecer é possível.
E antes que falem que possa estar em cima do muro, quero acreditar e torcerei por esse grande feito, mas ainda não acredito e aposto em uma seleção surpresa como já disse em outras oportunidades. A minha aposta segue sendo a Bélgica, que pode sim, repetir a Espanha de 2010. É aguardar para ver. Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário