terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O NOVO DONO DA AMÉRICA - Por Rodrigo Curty

O futebol em 2009 já começou. No Brasil, a bola já rola nos torneios regionais, mas uma das competições mais esperadas pelo torcedor brasileiro ainda está por vir. Falo da Taça Libertadores da América.

Hoje se inicia a chamada fase Pré-Libertadores. O El Nacional(EQU) medirá forças contra o tradicional time do Nacional (URU). Amanhã será a vez do Universidad de Chile encarar o Pachuca (MEX) e Independiente de Medellin enfrentar o Peñarol, daqui sairá um dos adversários do São Paulo. Entre os times que fazem parte dessa primeira fase do torneio está o Palmeiras. O Verdão encara o Real Potosí (BOL) no Palestra Itália, na próxima quinta-feira, e na semana seguinte, voa até Potosí para enfrentar também a altitude de mais de 4000 metros, 18 mil torcedores no alçapão Mário Mercado Vaca Guzmán, e buscar a esperada vaga.

Caso passe dessa fase, o time brasileiro entrará no Grupo 1, onde já estão presentes o Sport Recife, a equipe equatoriana da LDU(atual campeão) e o Colo Colo (CHI).

A partir daí começa a segunda fase da Taça Libertadores da América, uma competição que sem dúvida mexe demais com a paixão, com a ansiedade, e com a rivalidade dos clubes sul-americanos e mexicanos.Em 2009, o torneio comemora 50 anos de existência, e o segundo com o novo nome - Taça Santander Libertadores da América.A COMPETIÇÃO:

Ao todo serão, trinta e duas equipes, divididas em oito grupos de quatro, onde seguem às oitavas-de-final, os dois primeiros colocados de cada grupo, totalizando dezesseis equipes. Depois, passam para as quartas-de-final as oito melhores equipes, na seqüência, as quatro melhores avançam para as semi-finais e finalmente dessa fase, saem os dois finalistas que em duas partidas, buscarão a conquista da América.Vamos conhecer agora um pouco dos grupos que estão presentes as equipes brasileiras.

Grupo 1 – O Sport Recife, chega a sua segunda Libertadores da história e trouxe como grande reforço no ano, o nome do veterano meia Paulo Baier. O Leão espera surpreender a América, mas a tarefa não será nada fácil. A LDU, apesar de não ter a mesma equipe de 2008, conta com a altitude e também com a humildade para voltar a ser azarão. O equipe chilena do Colo-Colo não assusta, mas tem a tradição no torneio.

Grupo 4 - O atual campeão brasileiro, o São Paulo, se reforçou de bons jogadores como o trio vindo do Fluminense - Washington, Júnior César e Arouca para tentar o quarto título da história. O são-paulino almeja demais essa conquista, assim como Muricy Ramalho, afinal falta esse título para a carreira vitoriosa do treinador. Mas a missão não deverá ser tão fácil. Pela frente, o tricolor terá o Defensor Sporting (Uru), América de Cali(Col) e o vencedor do confronto entre Peñarol (Uru) e Independiente de Medellín(Col).

Grupo 5 – Nesse grupo está presente o Cruzeiro. Mais experiente que em 2008, a equipe mineira busca o terceiro caneco na competição. Para isso contará com a boa fase de Ramires, Wagner, Guilherme e do reforço Wellington Paulista. Enfrentará Universidad de Sucre (Bol), Deportivo Quito, atual campeão equatoriano, e o vencedor do duelo entre Estudiantes(Arg) e o Sporting Cristal (Per).

Grupo 7 – O atual vice-campeão brasileiro, o Grêmio, manteve a base e contratou peças importantes como o artilheiro Alex Mineiro para conquistar novamente a América. O tricolor gaúcho terá pela frente o Aurora (Bol), Boyacá Chicó (Col) e o vencedor do confronto entre Pachuca (Méx) e a Universidad de Chile.


Boa sorte aos brasileiros na Copa Santander Libertadores 2009.

Um comentário:

  1. O Palmeiras vai cair fora nessa fase e o tricolor vai penar para passar. Já o meu Sport, mesmo em um grupo difícil será a sensação. Anotem!!

    Abraço,
    Antenor Santos

    ResponderExcluir