segunda-feira, 11 de maio de 2009

O MELHOR DA 'ERA' DOS PONTOS CORRIDOS - Por Rodrigo Curty

O Campeonato Brasileiro 2009 começou com tudo. Pelo que tudo indica, a sétima edição no formato de pontos corridos deverá ser o melhor e o mais equilibrado. Os motivos são vários. Entre eles, as equipes estão mais bem preparadas, contam com mais jogadores experientes, equilíbrio técnico e com um plantel que suporte as próximas 37 rodadas.
De qualquer maneira é bom deixar claro uma coisa: Essa competição provavelmente terá uma outra cara a partir do meio do ano. Tudo porque a janela entrará em ação, com ou sem crise financeira. Mas enquanto ela não vem, o que vale é curtir alguns dos bons jogadores que aqui permanecem ou chegam.
A bola rolou para temporada no sábado. O Palmeiras misto conseguiu uma bela virada de 2x1 sobre o Coritiba, no Palestra Itália. Destaque para o bom camisa 10 Cleiton Xavier que entrou e mudou o jogo. A pedreira agora será pela Libertadores contra o Sport, mas amanhã eu conto, ok? Esse mesmo Sport que tropeçou na Ilha do Retiro. Empatou em 1x1 com o estreante Barueri, com direito a um gol espírita de Pedrão. Esse cara é uma das minhas apostas a artilharia. De olho nele. Na última partida do sábado, no estádio Ressacada, em Florianópolis, o Avaí deixou escapar a vitória sobre o Atlético MG. Vencia por 2x0, cedeu o empate e quase levou a virada. É bom o Leão da Ilha ficar esperto.
Nos jogos de domingo não teria como eu não começar com o golaço de Nilmar, do Internacional na vitória de 1x0 sobre o Corinthians, em pleno Pacaembú. Independente de poupar ou não a sua equipe, o torcedor do Timão deve ter ficado com saudade do craque colorado, apesar de ter o novo xodó Ronaldo que já deve atuar na segunda rodada e fazer estragos.
No Mineirão também teve um belo gol. Trata-se do excelente volante - atacante Ramires do Cruzeiro, na vitória de 2x0 sobre o Flamengo. Esse jogador, aliás, deverá ser um dos que arrumará as malas com a janela. Será uma pena. A Raposa com a vitória chegou a marca de 23 jogos sem perder em Minas. Assim como o Inter é para mim um dos favoritos ao caneco brasileiro.
Mas esse torneio sempre reserva surpresas. É aguardar!! Mas voltando - No Maracanã, mas uma vez deu tricolor carioca sobre o paulista. O Fluminense precisou de apenas 2' para decretar a vitória sobre o São Paulo. E com direito a mais um golaço, desta vez de Maurício. E se não fosse a boa atuação dos goleiros Bosco e Fernando Henrique, a rede balançaria mais, como na partida do Serra Dourada. Goiás e Naútico empataram em 3x3, com direito a dois gols do atacante esmeraldino Felipe, ex Timbú. Falam de Nilmar, Keirrison, Washington, Ronaldo, mas é bom ficar de olho também nesse bom jogador.
Na Arena da Baixada, o Atlético PR começou mal. Perdeu de 2x0 para o Vitória. O rubro- negro, do técnico Carpegianni quer ir longe esse ano, será que dá? Se usar bem o estádio Barradão e conseguir proezas como essa de ontem, por que não acreditar?
No Olímpico lotado, o Grêmio também tropeçou. Vencia o Santos por 1x0, mas quase no fim, com uma bela cobrança de falta do colombiano Molina deixou escapar os três pontos. Agora o foco do tricolor gaúcho é a Libertadores. E quem deve aparecer em breve por lá, é o técnico Paulo Autuori, vindo do Qatar. Bela contratação.
Por fim, o outro estreante no ano, o Santo André, mesmo no Bruno José Daniel, cedeu o empate ao Botafogo. O resultado de 1x1 só não foi pior graças ao goleiro Neneca e ao árbitro Wilson Souza de Mendonça, que já deveria ter se aposentado não marcar um penálti claro em Túlio Souza.
É, o campeonato promete ser equilibrado, quente e cheio de surpresas, mas uma coisa é certa: A arbitragem para variar vai dar o que falar novamente. A toorcida é para que esses seres humanos errem o mínimo possível, mas a técnica e preparação que vi na primeira rodada é algo para preocupar o torcedor brasileiro.
Atenção para os jogos da próxima rodada:
Sábado às 18:30h

Atlético-MG x Grêmio
Flamengo x Avaí

Coritiba x Santo André
Domingo às 16h
Internacional x Palmeiras
São Paulo x Atlético-PR
Santos x Goiás
Barueri x Fluminense
às 18h:30:
Botafogo x Corinthians
Vitória x Sport
Náutico x Cruzeiro
Boa sorte a todos e até mais!!

5 comentários:

  1. Concordo com você Curty. Esse tem tudo para ser o melhor campeonato na fórmula de pontos corridos. E ainda mais se o meu Cruzeiro finalmente for o campeão.

    abraço,
    Ramon

    ResponderExcluir
  2. Ramon, sinto informar, mas só para variar vai dar São Paulo na cabeça. O tricolor vacila, vacila, mas no fim consegue chegar. Seremos Tetra Hepta
    abs,
    Beto

    ResponderExcluir
  3. Esse ano é o do Hexa do Mengão. Com Adriano o bicho vai pegar. E se o showman Ronaldinho Gaúcho vier mesmo na janela, daí haja bola para goleiro buscar nas redes.

    abraço,
    Erick

    ResponderExcluir
  4. Vamos virar Mengo, vamos virar Mengooooo...seremos campeoes.

    abraço,
    Andre

    ResponderExcluir
  5. Esse ano é do Verdão. O Luxa vai dar a volta por cima e conquistar o Brasileirão e a Libertadores.

    Jorge

    ResponderExcluir