terça-feira, 7 de julho de 2009

CAMPEONATO EQUILIBRADO - Por Rodrigo Curty

O Campeonato Brasileiro, da Série A, segue equilibrado. É verdade que ainda falta muita coisa pela frente, principalmente se considerarmos que em agosto com a abertura das janelas européias, o campeonato deverá ter novidades, alguns pontos podm ser levados em consideração.
Veja por exemplo, as equipes gaúchas. O Internancional mesmo com a derrota para o Corinthians na final da Copa do Brasil chegou a liderança. O Grêmio, após ser derrotado nas semifinais da Libertadores para o Cruzeiro, em pleno Olímpico venceu bem o Atlético PR. Hoje o clube perdeu o lateral Ruy para o Fluminense. O motivo é simples - Com Paulo Autuori ele não tinha vez. Agora é aguardar par ver se no tricolor carioca ele volta a jogar bem e ajuda o time a subir na tabela, senão haja pressão com o Parreira.
Ainda na parte de cima da tabela, o Atlético MG voltou a vacilar em casa. Dessa vez para o irreconhecível Botafogo Eu falei anteriormente que o Galo precisava provar que não era um cavalo paraguaio. Na próxima rodada, é bom Celso Roth derrotar o Cruzeiro. As chances são boas por que a Raposa estará focada na finalissíma da Libertadores.
Um clube que passou por turbulências e prova que pode dar vôos maiores é o Palmeiras. E olha que Obina já marcou cinco gols no torneio. O que pode atrapalhar o Palestra é a questão de fechar ou não com o seu novo comandante. Não vejo Muricy Ramalho assumindo agora, mas o futebol nos prega peças.
Outros times que fizeram bem a lição de casa e podem surpreender também, após a janela é o Flamengo. O rubro-negro derrotou o Vitória que segue no G4. Vejo o Flamenngo precisando apenas confiar mais em seus jogadores e em seu potencial, pois está na minha opinião está entre os seis melhores times do Brasil. A próxima batalha servirá para passar essa confiança.
Afinal, vencer o São Paulo, no Morumbi mesmo estando em má fase não é fácil. O tricolor passa por mudanças táticas e isso leva tempo, o problema é que o torneio não para.
Outros favoritos correm por fora - O Corinthians que joga amanhã contra o Fluminense mesmo já garantido na Libertadores quer ganhar também o título nacional. Alguém dúvida? O problema é se perder a espinha dorsal como vem sendo noticiado. Não podemos nos esquecer do Cruzeiro. A Raposa está na final da Libertadores e espera voltar a vencer no nacional já no clássico de domingo contra o Galo. Depois deve decolar para o G4.
Finalmente na parte de baixo da tabela, sinceramente nenhuma novidade. Náutico que começou bem deve lutar para não cair, assim como o Avaí. Já Botafogo e Atlético PR perdem muitos pontos em casa. Eu me recordo que para muitos, inclusive para mim, Santo André e Barueri não suportariam a força da Série A. Mas para meu engano, ambos fazem ótima capanha. Será que aguentam até o final?
Até a próxima!

3 comentários:

  1. Eu vejo Palmeiras, Flamengo, Inter, Corinthians e Cruzeiro como favoritos ao título. O problema é a questão da janela.Vamos aguardar as alterações dos elencos.

    abraço,
    Fernando

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito na reação de SP e Flu. Tudo porque Inter, Cruzeiro, e Corinthians devem perder alguns jogadores.

    Abraço,
    Paulo

    ResponderExcluir
  3. O Palmeiras e o Muricy vão fechar esta semana a sua novela e vocês podem escrever:
    Palmeiras vai estar lá no topo e com este técnico vencedor os demais clubes que se cuidem.
    Querem apostar?
    Quanto aos rabeiras, vocês já sabem como ficam no final do campeonato: sem investir - não sei se eles podem fazer isto - , devem agradecer terem ficado na série A em 2009.
    Abçs. Até.

    ResponderExcluir