segunda-feira, 13 de julho de 2009

RODADA NOTA 10 - Por Rodrigo Curty

A décima rodada do Brasileirão, da Série A, em matéria de gols não poderia receber uma nota que não 10.
Em dez partidas, a rede balançou 37 vezes. Uma média de 3,7 por jogo.
O destaque nas partidas de sábado ficaram por conta dos vencedores. A estrela solitária derrotou o fraco time do Avaí, na Ressacada por 2x1, e mesmo que por apenas uma noite, conseguiu dormir fora do G4 do mal. É bem verdade que muita coisa tem que melhorar em General Severiano. O mesmo dá para se dizer do Náutico. O Timbú foi goleado pelo Palmeiras que segue forte com Jorginho no comando, por 4x1, e definitivamente não mostra poder de reação, assim como seu comandante Márcio Bittencourt que foi demitido. Também pudera. Em cinco jogos foram cinco derrotas. Quem chega para tentar salvar a equipe é Geninho. Por fim, o Barueri segue surpreendendo. Dessa vez, a vítima do quinto colocado foi o Coritiba que não sabe o que é vencer fora de casa. Abre o olho Coxa.
Na rodada de domingo destaque negativo para o Corinthians. O Timão que não pisava no Olímpico desde sua queda em 2007 foi goleado pelo Grêmio - 3x0. Para se ter idéia, o técnico Mano Menezes que está no comando há 18 meses nunca fora derrotado por uma diferença de 3 gols. Mais calma torcedor, afinal perdeu quando podia. Parabéns ao tricolor gaúcho que finalmente encontrou o caminho dos gols, assim como Alex Mineiro que não marcava desde março.
No clássico do Morumbi, o São Paulo voltou a tropeçar. O tricolor na primeira etapa foi dominado pelo desfalcado time do Flamengo. O rubro-negro abriu o placar com Fierro, após falha bisonha do goleiro Denis. Depois, graças a um belo lançamento de Miranda, o melhor da partida, Borges empatou. O problema é que Adriano resolveu dar o ar de sua graça e levou a melhor sobre Jean Rolt e Renato Silva que o derrubou na área, pênalti. Ele mesmo bateu e não comemorou por respeito ao clube que o trouxe de volta. Antes do final, Renato Silva foi expulso, após receber o segundo amarelo. Errado aquele que imaginou o Mengão voltaria com tudo na segunda etapa. Com um futebol burocrático e sem pressionar acabou castigado aos 20' quando em uma jogada de meia, novamente Miranda resolveu para o São Paulo. O zagueiro foi derrubado fora da área e o pênalti foi marcado. Jorge Wagner deixou tudo igual. Daí para frente o jogo seguiu equilibrado e no fim, o erro capital. Ricardo Marques Ribeiro não marcou a penalidade máxima de Everton Silva em Washington. É a tal da lei da compensação.
No clássico do Mineirão, deu Atlético MG. O Galo derrotou o totalmente reserva Cruzeiro que joga a final da Libertadores na 4ªf, por 3x0, assumiu a liderança e ainda quebou um jejum que já durava doze jogos, sendo dez derrotas. O destaque negativo foi o atacante Zé Carlos da Raposa, que foi expulso com apenas 12"por ter dado uma cotovelada no rosto de Renan. Essa é a expulsão mais rápida da história do Brasileiro.
Já na Arena da Baixada, o Internacional parecia que voltaria a sua normalidade. Engano. O Colorado levou a virada e perdeu para o Atlético PR por 3x2 e que agora respira. Olha o Gre-Nal aí Tite.
Em Recife, o Sport fez a lição de casa e derrotou o Goiás por 1x0 e segue fora do rebaixamento. Foi a primeira derrota fora de casa do Esmeraldino que vem bem na competição. O mesmo não se pode dizer do Santos que foi goleado pelo bom time do Vitória. A equipe de Carpegiani, terceira colocada sacudiu seis vezes a rede do peixe que marcou apenas dois. Mancini balança. Quem não balança mais por que caiu, foi Carlos Alberto Parreira. O motivo foi claro. A derrota de 1x0, no Engenhão para o Santo André, que segue entre os dez melhores do Brasil. É bom ficar esperto tricolor.
É isso aí. Depois eu volto com o retorno da rodad de meio de semana. Até a próxima!!

11 comentários:

  1. A rodada foi realmente 10. Os grandes de São Paulo fracassaram. Parabéns ao meu Palmeiras que segue bem. 4ªf tem tarefa dura pela frente, mas vamos lá.

    Abraço,
    Alex

    ResponderExcluir
  2. O Flamengo mostrou que é forte. Jogou com muitos reservas e mesmo com uma pancada de cartões amarelos conseguiu um bom empate no Morumbi. Mas é bom o Cuca aprender a ganhar as partidas quando tiver chance.

    abraço,
    Lineu

    ResponderExcluir
  3. O Corinthians mostrou a dependencia que tem com os seus zagueiros. A zaga reserva é terrível. É bom não relaxar por já estar na Libertadores. Vai Curintia!!

    Paulo

    ResponderExcluir
  4. É bom o Galo comemorar agora, pois o meu Cruzeiro será tricampeão da Libertadores e subirá na tabela. Já na parte de baixo, vejo um carioca penando para se manter na elite.

    abs,
    Gustavo

    ResponderExcluir
  5. Esse ano mais um carioca vai pro brejo. Aposto mais no Botafogo escapando, mas...

    abraço,
    Rui

    ResponderExcluir
  6. Esse ano não tem jeito, o tricolor paulista vai rebolar para conseguir no máximo a Sulamericana. Estava mais do que na hora disso ocorrer.

    Bj e vai curintia,
    Elisa

    ResponderExcluir
  7. O Peixe foi muito mal ontem, mas a culpa não de Mancini e sim dos covardes jogadores e do presidente Marcelo Teixeira. Até quando teremos que aguentar isso?

    Vanderlei

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o Blog e adorei. parabéns Rodrigo e vai Cruzeiro.

    Renata

    ResponderExcluir
  9. Nesse campeonato deveremos ter um mineiro campeão e um carioca rebaixado. Isso sem falar da péssima campanha de São Paulo e Santos.

    abraço,
    Mauro

    ResponderExcluir
  10. Como é bom ver o Corinthians perder. Estava na hora da humildade entrar em campo.

    Ernesto

    ResponderExcluir
  11. Uma equipe que me surpreende muito e que deve ficar entre as seis melhores é o Vitória. É o único invicto em casa e merece elogios.

    abraço,
    Duarte

    ResponderExcluir