segunda-feira, 26 de agosto de 2013

RETRATO DO BRASILEIRÃO - Por Rodrigo Curty


E estamos perto do término da primeira fase do Brasileirão. Nessas primeiras 16 rodadas, menos para alguns que ainda contam com partidas a serem realizadas, já é possível avaliar quem pode crescer ainda mais, as equipes que devem brigar apenas pela permanência, as decepções e quem serão as surpresas. Vamos às análises.
No G4 temos hoje o Cruzeiro na liderança, seguido de Botafogo, Grêmio e Atlético PR. São apenas quatro pontos separando o 1º do quarto, equilíbrio básico na era dos pontos corridos, apesar de que nas últimas edições o campeão foi conhecido de forma antecipada.
Destes times do G4, destaque para a surpreendente campanha do Furacão. De um sério candidato ao rebaixamento a um time bem armado, veloz e com opções no banco. É aguardar para ver se mantém o ritmo até o final. Nesta rodada, o time paranaense passou pelo bom time do Botafogo, que dificilmente perde e se abate. Cruzeiro e Grêmio devem subir cada vez mais, pois são equipes bem postadas e apesar de não serem potências, contam com um grupo homogêneo e unido, características de um time campeão em pontos corridos.
Na parte mediana da tabela, Corinthians e Internacional estão devendo um bom futebol, mas contam com um plantel que quando engrenar deve complicar os times de cima. Coritiba, Vitória e Bahia não devem voltar ao topo, assim como Goiás deve cair na reta final. Já Vasco e Atlético MG devem subir e a dupla Fla x Flu e o Santos se manterem na parte intermediária.
Na parte dos desesperados é nítida a subida de produção do São Paulo nas últimas rodadas. A vitória sobre o tricolor carioca com direito a gol do Fabuloso promete reacender a equipe que não tem perfil que irá para série B e digo mais, vai subir bem na tabela. Já Náutico, Portuguesa, Ponte Preta e Criciúma devem brigar até o fim pela sobrevivência.
Nessas últimas três rodadas a certeza é de que teremos queda de treinador, jogadores dando adeus e promessas de um segundo turno melhor para muitos. Viva o Brasileirão e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário