segunda-feira, 9 de setembro de 2013

NOVO CAMPEONATO - Por Rodrigo Curty


E acabou a primeira parte do Brasileirão, Série A. Tudo bem que ainda falta o complemento das partidas de algumas equipes como Santos e Internacional, por exemplo, mas nada que deva mudar o que podemos esperar no segundo turno do torneio.
O campeão da primeira fase foi o Cruzeiro. O time mineiro fez bem o seu papel, principalmente no fator casa, aonde não sabe o que é perder. Dono da melhor campanha, porém deve se precaver e não se iludir pelos números. É sabido que desde o início da era dos pontos corridos, dificilmente o time que levou o primeiro perdeu o título, mas nesse ano está em aberto.
O time mineiro chegou à simbólica conquista, graças à vitória de 1x0 sobre o Flamengo. E olha que a diferença de quatro pontos poderia ser maior, se o também regular Botafogo não tivesse virado heroicamente sobre o Criciúma, fora de casa por 2x1. O time carioca segue na cola. O mesmo pode-se dizer do Grêmio, terceiro colocado de forma polêmica, uma vez que a vitória de 3x2 sobre a Portuguesa foi estranha. Com 34 pontos também está o surpreendente Atlético PR que não saiu do 0x0 contra o Vasco.
Já na parte de baixo da tabela, hoje estariam rebaixados Portuguesa, São Paulo, Ponte Preta e Náutico.  Sinceramente destes vejo apenas o tricolor paulista escapando. Nada contra os outros times, mas a média de equipes que poderiam lutar pela permanência como Goiás, Criciúma, Flamengo, Fluminense, Atlético MG, Bahia e Vitória são melhores. Claro, que a cada vitória o cenário muda, mas a questão é o elenco, sequencia de jogos e principalmente experiência para sair das adversidades.
O Campeonato na sua segunda parte, por ser tratado por muitos como um novo torneio deve nos surpreender principalmente na parte intermediária. A dança da 10ª posição até a 17ª promete ser constante e mexer com a emoção dos torcedores em todos os cantos do país. Em relação às equipes presentes da 3ª a 9ª posição mudará apenas com os que lutam pelas últimas vagas de libertadores, sendo assim creio que Corinthians e Internacional entrem de vez na luta contra os quatro primeiros.
Faça a sua aposta, a minha de cara sem ficar em cima do muro é que São Paulo, Fluminense e Atlético Mg subam na tabela e que Flamengo, Vasco, Coritiba, Goiás e Santos fiquem em mudanças constantes. É aguardar para ver.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário