quarta-feira, 9 de julho de 2014

TIRA-TEIMA - Por Rodrigo Curty

E foi conhecido o outro finalista da Copa do Mundo da Fifa 2014. Trata-se da Argentina. Os hermanos enfrentaram a forte Seleção da Holanda, na Arena Corinthians e após um empate sem gols, viu seu arqueiro, Sergio Romero defender duas penalidades, dando a vitória de 4x2, o que garantiu a vaga nas finais, após 24 anos. O curioso é que naquela ocasião o adversário também foi a Alemanha. 
Hoje para quem esperava uma partida repleta de lindas jogadas, alternativas táticas e gols, acabou vendo duas seleções se respeitando ao extremo, sem correr riscos e na espera por uma bola. Deu no que deu, desgaste até o final da prorrogação, debaixo de chuva.

A Argentina está longe de encantar, porém mostra determinação e paciência para chegar as vitórias comendo pelas beiradas. Se a fase de grupos foi mais uma experiência, uma vez que o grupo aparentemente nunca correu riscos de não passar adiante, nas fases seguintes ficou claro que a sorte muitas das vezes acompanha os campeões. E isso ninguém pode negar, afinal ela insiste em não abandonar os comandados de Alejandro Sabella. Foi assim contra a Suíça e depois contra a Bélgica. 1x0 magro, mas o suficiente para enlouquecer sua apaixonada torcida que acredita que um novo Maracanazo está bem próximo de ocorrer. 
O craque Lionel Messi é importante para os argentinos. Hoje, é bem verdade que bem marcado não rendeu o esperado, mas não se pode descuidar dos gênios da bola, e o camisa 10 quer entrar de vez para a história de seu país, onde é considerado o Messias, uma vez  que Deus para eles é Maradona.
A promessa no domingo é de uma decisão de tirar o fôlego no Maracanã. A Alemanha possui disparada uma seleção mais forte, de conjunto, alternativas e futebol vistoso. Já a Argentina é o improvável que dá certo, quando se menos imagina.
Essa será a terceira final entre as duas equipes. Cada uma venceu uma. Em 86, na copa de Maradona, a vitória de 3x2 foi uma das mais belas finais. Quatro anos mais tarde veio o troco germânico que tinha o comando de Beckenbauer e entre outras feras, o craque Lothar Matthäus. Vitória de 1x0 e tricampeonato garantido.
Agora, o tira-teima e dúvidas para pensarmos: Quem vai sorrir por último? Do lado Sul-Americano, Di María e Aguero estarão 100%? Messi calará aqueles que acham que ele não vai bem na Seleção? Higuaín voltará a marcar? A zaga seguirá firme e com o apoio do incansável Mascherano e com Romero em ótima fase? E do lado alemão? Neuer, Müller, Özil, Schweinsteiger,Schürrle, Klose, Lahm manterão o belo padrão de jogo demonstrado na goleada contra o Brasil e de quebra entrar para história como a primeira seleção europeia a vencer em solo sul-americano? Segure a ansiedade até domingo e aproveite para antes ver uma partida com cara de amistoso de luxo no sábado, e que vale o terceiro lugar entre Holanda e Brasil.
Parabéns a Argentina e que vença o melhor.
Até a próxima!

2 comentários:

  1. Curty, vc escreveu que "hoje" a Argentina jogou por uma bola. Ora, ela jogou por uma bola a copa inteira. O que fez a Argentina nesta copa ?? Cinco arrancadas do Messi e um muito bem montado esquema defensivo. Existe um grande mérito em se montar um bom esquema defensivo, como ficou provado no jogo da seleção. Ontem ficou claro, qdo a argentina estava sem a bola, as tais "duas linhas de quatro" que os especialistas tanto falam, postadas em frente à área. Quanto às finais anteriores, essa está muito mais cara de 90 do que de 86, visto que a argentina campeã no México era muito, mas muito superior a essa. Para finalizar três considerações: a) Messi me parece estar jogando no sacrifício já desde as quartas. b) Quem sabe não é essa retranca que vai parar a Alemanha ??? Se a Argélia conseguiu .... o Brasil de Felipão não conta para uma análise mais séria. c) Como brasileiro me incomoda muito o vexame de terça, mesmo estando afastado da seleção já há algum tempo. Por isso, o mais importante para mim será o jogo de sábado, torcendo muito por uma vitória. Domingo torcerei pela Alemanha, sem muito fanatismo, porém.

    ResponderExcluir
  2. Vai dar Alemanha, mas nós brasileiros não teremos como fugir da gozação dos Hermanos.
    Dirão eles " de siete, no".
    E o pior é que vai durar mais uns 60 anos. Bah.

    ResponderExcluir