terça-feira, 7 de outubro de 2008

NOTAS E MAIS NOTAS - Por Diego Senra

Muita coisa acontecendo, dentro e fora das pistas…portanto: tome notas!!!

Lá não é Brasil!Helinho Castroneves está atolado de lama até o pescoço nas cortes americanas, pois achou que o Tio Sam era o Lula. Encontrou nos EUA um advogado malandro, que vem ajudando brilhantemente em suas escolhas, desde o rompimento de contrato com seu empresário na época, Emerson Fittipaldi, para negociar diretamente com a Penske.


Pelo que constam nas acusações, foram criadas offshores, contratos de gaveta, operações fraudulentas, tudo para sonegar impostos, que nos EUA são muito altos.

Foram anos de investigação envolvendo governos de, pelo menos, três países que resultaram em um processo bem estruturado que podem levar o piloto para a cadeia. A primeira audiência aconteceu na semana passada, onde compareceu algemado, teve seu passaporte confiscado e só saiu mediante fiança de US$ 10 Milhões. Isso sem falar que todos seus contratos atuais têm cláusulas de imagem que podem rescindidos sumariamente em caso de condenação do piloto nos tribunais de Miami. Ele vai ter que ser mais hábil do que é nas pistas para conseguir se safar dessa.

Momento Pânico na TV
Indico as Sandálias da Humildade para Lewis Hamilton, por dizer que é tão bom quanto Senna um dia foi, além de dizer que torce por tempo seco em Fuji, quando até Ron Dennis faz a dança da chuva, pois é quando a McLaren anda mais e melhor. Não ganhou nada, mas já se acha o Steve McQueen interpretando Juan Manuel Fangio.

E também para Luca Di Montezemolo, que à imprensa dizer que Cingapura foi um circo. Teve que ouvir Bernie Ecclestone mandar ele calar a boca e dizer que, se o Massa perder o título, a culpa é dele e da equipe. Bernie também aproveitou para agradecer pelos palhaços que a Ferrari mandou pro circo dele.


Está parando a música

Essa semana, mais duas equipes da F-1 confirmaram a manutenção das suas duplas de pilotos para 2009: BMW e Williams. Com isso, Alonso deve ficar na Renault, o que é bom para Barrichello, que fica mais seguro na Honda. Atualmente, só a Renault, Honda, Toro Rosso e Force Índia ainda não confirmaram seus pilotos, mas tem muita gente para pouco assento disponível. Começo a achar que entre Barrichello, Piquet, Di Grassi e Senna, só dois devem estar na F-1 em 2009.

Rádio Paddock na ativa

Uma das coisas mais comentadas nas rodas pós-Cingapura é o corpo mole de Raikkonen. Além de não pontuar em quatro corridas consecutivas (seu recorde negativo), não faz questão de ser competitivo, além ter dado uma festa em seu quarto até amanhecer, na véspera da corrida.



Por outro lado, Hamilton anda fazendo uma força dentro da McLaren para trazer seu amigo Adrian Sutil para a equipe como piloto de testes e isso ganha força, com a negociação entre a McLaren e a Force Índia, para fornecimento em 2009. E como reflexo da vitória de Vettel, a Red Bull já cogita manter o patrocínio na equipe STR em 2010, mesmo com os planos de mudanças para as equipes-clientes como a Toro Rosso.

Ainda falando de equipes, a Honda tem chamado a atenção como a equipe que melhor anda desenvolvendo o KERS para a próxima temporada, já um reflexo do comando de Ross Brown no comando do time, que pode surpreender em breve.

Gestão de futuro

Além de seus comentários, Ecclestone é um daqueles dirigentes que revolucionam seu esporte. Duas de suas últimas iniciativas mostram sua forma de pensar. Primeiro, vai propor para todas as equipes que seja feita uma divisão igualitária entre elas da receita com direitos de imagens, dinheiro que é só suplementar para as grandes equipes mas será fundamental para as pequenas.
Segundo, anunciar a criação da categoria GP3, para anteceder a GP2 e ajudar na formação de pilotos, engenheiros e mecânicos que desejam chegar na F1. São formas de tornar o campeonato principal mais atrativo e plantar qualidade técnica para o futuro.
Enquanto isso na Ilha de Vera Cruz

Por aqui, a Fórmula 3 manda boas notícias. A Dallara foi a vencedora da concorrência para o fornecimento de chassis para a categoria e deve entregar em breve, 22 chassis para as equipes iniciarem seus testes em janeiro de 2009, já adaptados aos motores Ford-Berta argentinos. Com o chassi 2009, a categoria se junta às F3 européias na qualidade de equipamento, que também conta com a parceria da Pirelli para ser a mais rápida categoria-escola do mundo.

Aposta da Semana

Retomando nossas apostas semanais, essa semana tenho que caprichar. Vamos entrando nas curvas finais do campeonato de F1 e sei que todos vão apostar tudo esse fim de semana em Fuji, no Japão. Aposto em vitória de Felipe Massa, Raikkonen (segundo + Pole) e Hamilton em terceiro. E voces?